[Ubuntu-BR] LinuxAcessivel - Zandre

Zandre Bran zandrebran em ubuntu.com
Sexta Setembro 10 01:11:01 UTC 2010

2010/9/9 Raphael Gomes <rgna19 em gmail.com>:

    Ôlas Raphel.

> Zandre, só uma curiosidade: você fez esse teste?

    Sim. Muitas vezes desligo meu monitor aqui e uso o la.org. Ainda
estou aprendendo a usar, o Fabiano Fonseca, como sempre é sensacional
e um bom professor.

    Agora vou começar a sair o tab e setas da navegação e vou para os
recursos avançados. k k k k.

    O pidgin eu já domino, como reler todo papo que foi falado,
repetir a ultima mensagem recebida,... enfim, nele eu já me viro bem.
Uso com o monitor desligado numa boa. Minha dificuldade ainda é em
manter em minha mente a ideia da construção do dialogo como um todo.
Já que nunca havia percebido de como mesmo sem perceber e de forma
indireta eu relia o texto para forma meu pensamento.

    Sobre editores de textos, minha dificuldade é em elaborar. Sinto
muita falta de visualizar e contextualizar na escrita. A voz ainda não
consegue trazer para meu entendimento a mesma construção da leitura em
quanto escrita. Resumindo, é muito difícil escrever sem ler o que se
está escrevendo no exato momento.

    Enfim, por hora, preciso entender melhor este processo. Mas estou
percorrendo este caminho.

> Eu não lembro de ter
> visto alguém que enxerga falando isso, mas gostaria muito que alguns
> videntes que eu conheço fizessem coisas assim, não só no pc ...

    Em palestras que faço sobre o la.org e que existem pessoas
videntes eu desligo o monitor para terem a sensação de como é. O
engraçado que a partir dai eles começam a entender do porque algumas
foram feitas da forma como estão. E de como a configuração da voz muda
de pessoa para pessoa.

    Mas lógico, não tenho a dimensão do que realmente é. Já que o
teclado fica visível além do ambiente que me cerca.

-- []s
-- Zandre.

:: https://launchpad.net/~zandrebran