[Ubuntu-BR] imprimir a tela da console

Xisberto xisberto em gmail.com
Quinta Setembro 9 14:22:06 UTC 2010

Em 9 de setembro de 2010 09:20, Vivi <viviana.neves em gmail.com> escreveu:

> Bom dia gnt!
> Alguem ja conseguiu alguma maneira de imprimir a telinha da console do
> Ubuntu?
> Na empresa onde trabalho o sistema de gestão é todo em cobol, como a
> maioria
> dos usuários usa windows eles usam um programa que da um telnet no servidor
> até ai blz.
> Eu comecei a instalar ubuntu nas estações dos usuários e o fiz um shel para
> eles chamarem o sistema na console o problema é que eles precisam imprimir
> as telas do sistema e não achei nenhum recurso para isso.
> [...]

Realmente, o gnome-terminal não tem opção de imprimir, eu nunca havia notado
isso. Ele tem a opção de salvar o conteúdo, o que deve gerar um arquivo de
texto simples. Não deve ser muito prático para o pessoal salvar e depois
abrir no gedit pra imprimir.

O que você pode fazer é usar um outro programa de terminal. Sugiro o
konsole, do KDE, porque tenho quase certeza que tem a função. Mas aí vai
precisar instalar aquele monte de libs do KDE, o que atrapalha às vezes.
Pesquise também outras opções de console, garanto que não faltarão. O ruim
vai ser encontrar uma que tenha opção de imprimir. Já adianto que todas as
combinações de "term" (term, kterm, gtkterm, etc) são muito simples e não
tem nem menu.

--
Humberto Fraga
http://lixaonerd.wordpress.com