[Ubuntu-BR] Proteção Contra Rootkits e Outros Bichos

Soltec soltec em br.inter.net
Segunda Setembro 6 10:34:49 UTC 2010

Prezados Colegas

O artigo que gerou minha mensagem inicial, reproduzida abaixo,
encontra-se na página 14 da Linux Magazine #50, a qual eu havia
comprado, esquecido na estante, redescoberto e a estava lendo agora, e é
assinado por um tal Kurt Seifried.

Será que a Linux Magazine está querendo espalhar boatos? Seria dar um
tiro no próprio pé.

Será que a Linux Magazine, uma publiocação especializada em Linux, não
entende nada de Linux? Neste caso eu deveria deixar de lê⁻la, seria
perda de tempo.

Minha preocupação foi também reforçada pelo seguinte: Eu me havia
inscrito no Twitter alguns dias antes, com o Firefox diretamente no site
deles, e, alguns dias depois, no dia em que eu estava lendo o tal
artigo, começou a pipocar de 5 em 5 minutos na tela do micro uma caixa
de diálogo chamada Contas de Transmissão, com um botão vermelho chamado
Autorizar, seguido de um label "Authorise with tweeter", sem nenhuma
explicação adicional, quando eu não estava tentando transmitir coisa
alguma, nem mesmo tinha postado ainda nenhuma mensagem no Twitter. Dá o
que pensar, não dá?

Também, a reportagem do link da mensagem do Zandre diz que é difícil,
não que é impossível. Cita até alguns virus que já existiram. E diz que
é difícil "até o momento". Como as coisas em informática são muito
dinâmicas, poderia ser que "o momento" já houvesse passado e a turma já
estivesse usando  algum anti-virus que eu também devesse usar. Estas
foram as razões de eu haver postado a pergunta.

Agradeço aos que *gentilmente* responderam, diminuindo, assim a minha
preocupação.

Abraços
Mário Vianna