[Ubuntu-BR] Proteção Contra Rootkits e Outros Bichos

Zandre Bran zandrebran em ubuntu.com
Sábado Setembro 4 23:53:09 UTC 2010

2010/9/4 RDA Delphi <rdadelphi em gmail.com>:
>  Ahh é, ahh é!!!!!
> No mesmo local que você passou, caro Zandre, encontramos essa informação
> que é um paradoxo com o que você disse noutro email:

    Não é paradoxo. Reafirmo, não existe necessidade de antivirus para
o GNU/Linux. Agora não vou ficar pesquisando ou transcrevendo textos
que, como já disse em outro email, já foi discutido aqui aos montes.
Está lá no histórico da lista é só pesquisar antes de falar besteira
sobre eu ser contraditório neste assunto.

    Porém vou deixar meus 5 centavos, segue um artigo do prof. Pedro
Rezende que para mim é uma referência:

http://www.cic.unb.br/docentes/pedro/trabs/virus_no_linux.html

> Os rootkits para Linux <http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux>/Unix
> geralmente substituem os programas mais comuns, como os programas que
> listam arquivos [...]

    Então faz o seguinte. Cria srcipt, pode ser em java mesmo, que
substitua o /bin/ls. Ou melhor, abra um terminal remova o /bin/ls:

$ rm /bin/ls

> grato :D

-- []s
-- Zandre.