[Ubuntu-BR] LibreOffice no Natty Narwhal (11.04)

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em gmail.com
Sábado Outubro 30 01:08:13 UTC 2010

Em 29 de outubro de 2010 22:44, João Santana
<joao.abo.santana em gmail.com>escreveu:

> Me parece o seguinte: de acordo com ela mesma, a TDF foi criada por
> membros da liderança da Comunidade OpenOffice, comunidade essa que
> continua a construir *sobre a base de dez anos* de trabalho dedicado o
> LibreOffice. É claro, pelo próprio texto no documentfoundation.org, que
> se trata de um projeto derivativo, e não o mesmo OpenOffice mas com
> outro nome por motivos de patentes (como é o caso do BrOffice no
> Brasil), informação essa que diversos blogs pessoais e especializados em
> tecnologia publicaram -- sem contestações por parte da TDF.

A TDF foi criada a partir de uma reivindicação antiga da comunidade
OpenOffice.org de um projeto conduzido por uma fundação, e não dependente de
uma empresa. Após os eventos envolvendo a Oracle e as comunidades de
projetos como MySQL, OpenSolaris, a comunidade OpenOffice.org começou a se
mobilizar nessa direção. O comportamento dos executivos da empresa no
Congresso Internacional do OpenOffice.org e, finalmente, os incidentes
envolvendo a comunidade Java, precipitaram a criação da TDF. Resumindo: Toda
a comunidade se revoltou contra a Oracle, não apenas as lideranças. A
criação da TDF veio de encontro aos anseios dos desenvolvedores, dos
colaboradores, das empresas que investiram na comunidade e, para nós,
membros da comunidade BrOffice.org, foi um alívio enorme.

Para ter informações mais detalhadas, uma visita aos links que o Rui sugeriu
pode ser bem esclarecedora.

Abraço

--
Paulo de Souza Lima