[Ubuntu-BR] OFF-TOPIC O que faz falta no linux ?

Terça Outubro 26 18:07:56 UTC 2010

O que falta para o Linux?

Bem, só uma: uma API padrão. Para o bem ou para o mal, o Win é mais popular
em termos de aplicativos porque também é mais fácil desenvolver para lá -
quando digo mais fácil é ter somente uma preocupação em termos de
API/empacotamento/ciclo de vida do software. No Linux você tem um ótimo
kernel, mas tem várias preocupações a mais (a liberdade tem seu preço).

De resto, o que não tem aqui a gente emula/virtualiza, faz o diabo (p.ex.
alguém tem necessidade de anotações em PDF? vide XChangePDFViewer que roda
fino no wine; games - e.g. os da blizzard rodam fino no wine também, mas,
como na outra plataforma, é preciso ter máquina pra rodar - o que vejo é
muita gente dizendo que o Starcraft2 não roda na sua máquina, mas também não
rodaria nem com o win instalado).

O que temos que os outros não tem e que, infelizmente, ainda se usa pouco:

Não precisamos reinventar a roda - a finalidade do open source é justamente
poder pegar um código qualquer,melhorá-lo, adaptá-lo ou inserí-lo dentro do
meu programa. Isso os outros não tem e aqui eu tenho.
Mas..., eu me pergunto até hoje, porque é que quando eu crio uma caixa de
texto no Inkscape, não posso usar as facilidades de edição do open office?
Ou porque quando crio um desenho no draw, não posso aplicar os filtros do
gimp? ora, a grande filosofia do software livre é essa: criar coisas
pequenas e funcionais e mecanismos para juntar as coisas e usá-las de uma
forma simples.

Bem, esse é um ponto de vista de um programador...

André Cavalcante
Almada, Portugal
Ubuntu User number # 24370

http://www.sun.com/software/star/odf_plugin/get.jsp).