[Ubuntu-BR] OFF-TOPIC O que faz falta no linux ?

Mário L. Secco msecco em gmail.com
Terça Outubro 26 15:19:42 UTC 2010

Luois.

Existem muitos softwares de CAD para Linux, tanto 2D como 3D.

Fora o Siemens NX, nenhum outro se compara aos principais softwares para
Windows.

Já testei o BRLCAD. Infelizmente suas funcionalidades estão muito aquém
comparando-o com softwares como SolidWorks, Solid Edge, etc.. Compara-lo ao
Catia ou ao Pro/ENGINEER seria covardia.

Não estou criticando o BRLCAD, apenas comentando que ele não é tão funcional
quanto aos CADs comerciais. Não sei qual departamento do Exército dos EUA o
criou e com qual intuito, mas garanto que pra valer mesmo, eles usam os
softwares comerciais. Aliás, o software mais utilizado na indústria que eles
chamam de "Defesa" é o Pro/E.

No 2D tem o BricsCAD que é uma versão do IntelliCAD (www.intellicad.org). Os
CADs baseados no consórcio IntelliCAD são os que mais se aproximam em
qualidade ao AutoCAD, porém a usabilidade desses softwares não é tão boa
quanto ao AutoCAD, além de manter a dependência ao formato proprietário da
AutoDesk.

Além disso, o BricsCAD não é um software nativo para Linux. Pelo que sei,
ele tem embutido um Wine otimizado para o seu uso.

Tem ainda o VariCAD, mas esse eu ainda não consegui testar a fundo.

Infelizmente, as alternativas menos piores são comerciais. Os livres,
repito: infelizmente, são ainda menos funcionais.

[[]]