[Ubuntu-BR] OFF-TOPIC O que faz falta no linux ?

nethell nethell em logbin.net
Terça Outubro 26 12:40:45 UTC 2010

On Mon, 25 Oct 2010 20:30:06 -0200
Renan V Traba <rvt10 em inf.ufpr.br> wrote:
> Usuários de Ubuntu, uma pesquisa de opinião:
> o que você acha faz falta no Linux ? (tirando os jogos)

Renan,
Me permita reformular sua questão:
Não é "o que falta no Linux" mas "o que falta para Linux".

Creio que muitos já deram a resposta: Desenvolvedores e proprietários disponibilizarem aplicativos e drivers para o sistema.
Aplicativos: A criação de programas à altura dos atuais proprietários, mesmo que condicionados a um custo pela distribuição do software e seu suporte. Esse lance de "free" não cabe em determinadas circunstâncias, quem usa um Linux por preferência pagará para ter um programa eficiente e com todos os recursos que precisa.
Drivers: Sem comentários... inibir a utilização de seus produtos para qualquer sistema operacional é, ao meu ver, uma imbecilidade.

Para mim não falta nada no Linux. Eu escolho meu hardware pela compatibilidade com o sistema que uso e escolho os softwares disponíveis para ele. Se precisar de algo para o Linux que venha e me gerar custos, pagarei satisfeito pois o estarei utilizando no SO que uso.
Quando utilizava o Windows, paguei pelas licenças dos SOs, das "suites", dos aplicativos... qual a diferença?
As pessoas só tem que entender uma coisa: "livre" não é sinônimo de "gratuito".
Quando todos entenderem esta diferença, passarão a incentivar mais o desenvolvimento de programas por compreender que seus desenvolvedores não vivem nas cavernas, precisam garantir sua sobrevivência.

--
nethell - Ubuntu user 24389 - Linux user 496632