[Ubuntu-BR] OFF-TOPIC O que faz falta no linux ?

Terça Outubro 26 11:20:35 UTC 2010

Bom dia, Paulo.

Em Ter, 2010-10-26 às 08:17 -0200, Paulo de Souza Lima escreveu:

> Não, João. Isso não é simples. Encontrar um profissional assim não é fácil.

Simples e fácil são duas coisas diferentes, e que nem sempre estão
relacionadas. É simples exigir de quem possa dar suporte qualificação
para isso: basta solicitar credenciais válidas de certificação. A
facilidade de encontrar tal profissional é que pode ser mais complicada,
dependendo de como *esse* profissional se anuncia para o mercado.

> E não estou falando de empresas estou falando do enorme mercado de
> computadores domésticos, e da enorme quantidade de gente que até teria
> interesse em usar o Linux, mas não tem interesse em aprender a
> configurar/consertar o sistema.

O Linux está assentado na máxima Do it yourself. Quando eu voltei a usar
o Linux não sabia patavinas sobre configurar ou consertar o Ubuntu,
vivia formatando minha máquina quando começava a perder performance ao
invés de verificar quais serviços estão sobrecarregando meus 1GB de RAM,
mas quando precisei instalar meu modem Conexant procurei ajuda nessa
lista, e fiz por mim mesmo. Hoje, eu ainda não sei nada, mas formato
cada vez menos minha máquina e tenho mais controle sobre o que é
carregado na RAM.

Quem vem do Windows vem com o paradigma do primo/sobrinho/irmão que é
fera em informática e instala tudo o que se quiser por cincorreal. Essa
mentalidade precisa ser extirpada de quem passa a usar o Linux; ele
precisa ter instigada a vontade de configurar/consertar o sistema por si
só. Mas se a pessoa passa a usar Linux esperando receber tudo de
bandeja, vem pro lado de cá para quebrar a cara.

>  Essas pessoas não encontram uma pessoa para
> lhes prestar suporte, nem se quiserem pagar por ele. Isso, sim, é triste.

Paulo, muitas pessoas são introduzidas ao Ubuntu por meio de alguém que
já o usa. Como costuma-se usar a metáfora da "conversão", como se Linux
fosse uma fé, quem "converte" teria responsabilidade em ensinar a
"exercer a fé", não concorda?

Quem baixa diretamente, tem no site informações sobre como buscar ajuda
e suporte. Nesta lista, por exemplo, pedindo com carinho você encontra
gente disposta a ajuda in loco.

> Esse assunto já foi discutido aqui há alguns meses e foi o que me fez criar
> o site pasl.net.br.

Já sido discutido não me parece ser empecilho para o assunto voltar à
baila. E parabéns pela iniciativa; são coisas assim que faltam na
comunidade livre como um todo.

> Abraço.

Outro.

--