[Ubuntu-BR] Acerca do ReactOS [ERA: VMware?Virtualbox?]

nethell nethell em logbin.net
Quarta Outubro 20 13:03:22 UTC 2010

On Wed, 20 Oct 2010 13:05:19 +0100
Andre Cavalcante <andre.d.cavalcante em gmail.com> wrote:
> Olá people,
> Bom, mudei o assunto para não atrapalhar a outra thread, ok?
> Por favor, antes de tecer quaisquer comentários sobre um assunto qualquer
> seria de bom tom termos o mínimo de conhecimento sobre o assunto (quando
> falo mínimo é mínimo mesmo, não quero dizer com isso que somente experts
> devam falar, mas corre-se menos riscos de se falar bobagens).
> Sobre o ReactOS, sugiro a leitura do seu FAQ (está em pt):
> http://www.reactos.org/pt/about_userfaq.html
> Depois a gente continua essa discussão.

André,

* Só esqueceste do [OffTopic] ;)

Tens razão, eu generalizei o comentário e tratei de igual forma duas coisas distintas, mas com base em uma ação discutível: O uso de recursos de outro sistema.
Na minha opinião, o ReacOs seria uma alternativa gratuita para usar um Windows e válida, pois tende a reduzir (se mais elaborado) o uso de cópias piratas. Mas não um assunto a ser tratado por usuários Linux - não falo isto por idealismo, é minha visão pessoal.
Eu não uso o wine, mas ainda brinco com um W98 e tenho meu antigo XP no VirtualBox para eventuais consultas quando dou suporte a alguém, não é interessante esquecer o que aprendi. Prefiro assim, é pessoal.
Minha crítica foi mais dirigida aos morfismos que tendem a simular réplicas de Windows nas distros Linux. Se alguém quer experimentar um linux seja qual for seu motivo, deve aprender a vê-lo como ele é, intuitivamente. Colocar um Linux com cara de Windows e, de repente, ver um usuário dessa distro dizer que não consegue instalar um executável Windows, é dose. É como mandar gato por lebre.
Todas os usuários que consegui até então migrar para o Ubuntu tem seus sistemas com cara de Ubuntu, acho que assim tem que ser. Não incentivo nem os instruo a personalizar o sistema para ficar parecido com outro, não informo a possibilidade de uso de Wine ou máquinas virtuais (salvo exceções que sei que são válidas e legais) - se quiserem faze-lo, é por sua conta e risco, não faço mesmo. Até hoje, nenhum deles sequer tentou e estão muito satisfeitos.

Com relação ao ReactOs, afirmei que não tenho a menor intenção de denegrir o trabalho de seus desenvolvedores e não discutirei suas intenções ou razões, mas concordo que mesmo indiretamente é um incentivo à permanência de uso dos aplicativos MS e demais proprietários.
Não me detive a ver todo o conteúdo, mas se alguém dispõe do uso de bibliotecas básicas... tira um SO pirata mas permite o uso de outros aplicativos piratas nesse sistema. Isso vale para o Wine também, por isso sou contra seu uso.
Nada impedirá de alguém virtualizar um SO pirata sob um Linux, mas... eu acho que devemos dificultar isso.

> PS: não faço parte da equipe de desenvolvedores ou mesmo grupo de usuários
> do ReactOS, apenas li o que está no site deles.

Hehehe... mesmo que fosse, as impressões aqui trocadas são construtivas. Se ninguém soltasse o verbo para opinar, o que seria da humanidade? Silêncio.... :)

Abração, mano.
--
nethell - Ubuntu user 24389 - Linux user 496632