[Ubuntu-BR] Não consigo instalar kubuntu 10.10 numa M871G com fx5200

nethell nethell em logbin.net
Quarta Outubro 20 10:58:10 UTC 2010

On Wed, 20 Oct 2010 00:26:10 -0200
pArRa <parra.br em bol.com.br> wrote:

> Salve nethell>
> Foi batata...na mosca...
> Tinha 2 HDs Pata , master e slave na ide1 e cdrom no slave da ide2, mas ambos ( HDs) deram pau a algum tempo e instalei
> HD Sata, mantendo cdrom onde já estava. Particionei e instalei seven, xp e outras distros do linux, inclusive ubuntu e
> nunca tive problemas com as instalações. Parece que suporte para esta placa nesta versão do ubuntu ( 10.10) já deixa a
> desejar. Ta parecendo que para a próxima versão vou ter de fazer upgrade no hardware.

Parra, eu vejo isso por outro ângulo, talvez por fazer muitas instalações e lidar com máquinas diferentes o tempo todo: Acho que o sistema de gerenciamento de discos do Ubuntu melhorou muito, tanto na detecção de erros como na otimização das controladoras para melhor performance dos discos, isso a partir do 9.10 se não me falha a memória.
Quando das instalações, pude detectar erros em HDs que passavam batidos anteriormente além desta informação da correta disposição dos dispositivos de boot/armazenamento nas controladoras.
É uma situação meio chata mas se pararmos para pensar, benéfica, pois tende a prevenir problemas pós instalação, como perda de dados e problemas nas transferências de arquivos entre unidades de disco.
Quanto a upgrade de hardware sempre é bom... mas independente de máquinas ou HDs/CDs/DVDs quer em portas ide ou sata, em vias de regra o Ubuntu trata todos numa boa, antigos e novos. As únicas coisas que vejo realmente necessárias hoje para um bom desempenho do Ubuntu são memória e aceleração gráfica compatível. Aí é que se vê a diferença entre o sistema "andar" e "voar".

nethell