[Ubuntu-BR] Primeiros contatos com o GCC no Ubuntu 10.04

Welson de Avelar Soares Filho wfilho em ice.ufjf.br
Terça Outubro 19 19:15:41 UTC 2010

Se quiser fazer "include" dos seus arquivos de cabeçalho (headers),
coloque-os ou na mesma pasta do seu arquivo "main.c" ou se caso for
desenvolver outros programas que usem estes headers, coloque-os em "*
/usr/include*". Só frisando que "colocar na mesma pasta do arquivo main.c"
também é flexível. Na verdade mesmo, você pode colocar os arquivos de
cabeçalho em qualquer lugar do SO. Mas quando fizer "include" deles no seu
programa vai ter que colocar o caminho completo até ele, por exemplo, *#include
"/caminho/ate/seu/arquivo.h"*, sacou?

O que normalmente acontece é o seguinte: você pega uma biblioteca na
internet através de um arquivo **.so*. Este arquivo de biblioteca vem com o
arquivo de cabeçalho de mesmo nome, que contém a assinatura dos métodos
exportados pela biblioteca. Aí quando você inclui o cabeçalho no seu
programa, passa a poder usar os métodos da biblioteca. Durante a compilação
o linking com a biblioteca é feito.

Prosseguindo...se você instalar uma biblioteca no Ubuntu e ela tiver
arquivos de cabeçalho junto, creio que estes arquivos serão colocados dentro
do diretório "*/usr/include*" ou em uma pasta dentro deste diretório. E os
arquivos **.so* serão colocados em outros lugar.

Para mexer com o PATH no ubuntu, veja aqui: <http://wiki.ubuntu-br.org/Java>

No mais é isso meu caro. Bem-vindo ao mundo da programação C. E prepare-se
para fortes emoções na aritmética de ponteiros.

Um abraço.

--
Graduando em Ciência da Computação - U.F.J.F.

Lattes: <http://lattes.cnpq.br/0220648760037625>