[Ubuntu-BR] [DISCUSSAO] Recompilar Kernel? [Era: Instalação e configuração de modem pci 56kb no ubuntu 10]

Paulo Fernandes pferna53 em gmail.com
Terça Outubro 19 16:30:31 UTC 2010

Prezado Ricardo,

permita-me fazer algumas considerações aqui do alto da minha ignorância.
Relembrando sobre a história do Kernel: Lestast se declarou usuário
iniciante no Linux e solicitava auxílio pra instalar um winmodem e foi
prontamente atendido, inclusive por ti, que fez alguns esclarecimentos
pertinentes e, depois, recomendou que tentasse recompilar o kernel.

Para mim, que também sou iniciante no Ubuntu/Linux, me pareceu uma
recomendação desfocada, algo despropositada e um tanto quanto exibicionista.
Pareceu-me um exagero fazê-la, já que foi dirigida a quem se declarou
iniciante. Lê novamente as ponderadas colocações do Cavalcante: de certa
forma ele concorda comigo. Por outro lado, recompilar o kernel iria (irá)
resolver o problema de instalação do modem dele? Gostaria de saber, mas me
parece que não tem ligação direta. Parece ser mais uma questão de driver.

Entendo que num servidor, feito o teu, quanto mais otimizadas forem as
coisas muito melhor. Havendo um casamento perfeito entre hardware e
software, com certeza, o desempenho, segurança etc. serão superiores. Mas
indicar compilação de kernel pra um iniciante que está tentando instalar um
modem num desktop eu acho um exagero, sim.

Sei, por experiência própria, que, na informática e em qualquer outra área,
quanto mais se mexe com algo mais conhecimento a gente acumula. Eu mesmo
tenho feito um montão de ensaios com o Ubuntu e o Kubuntu *dentro de meu
nível de conhecimento*, que está crescendo, com certeza, dentro da minha
curva de aprendizado (que até pode estar *tartaruguenta*, mas está indo!).
Esta Lista tem me ajudado muito e tenho aprendido muito por aqui. Grato a
todos.

Eu não disse que o kernel é *um programa* eu disse que kernel é *o programa*
(*O*, estou destacando bem) do Linus. É o Linux! É o coração do SO, não é
mesmo?! Relê o que eu escrevi e vê que eu usei um artigo definido.

Ainda acho que o XIS é o conceito, sim, a filosofia; é o saber pra onde
estamos indo e quais são as idéias que governam o Linux. Com essa clara
visão, as coisas (comandos, procedimentos, pressupostos, etc.) se encaixarão
melhor dentro dessa ótica mais ampla. Até onde sei, o Linus se propunha a
criar um Sistema Operacional Unix Like que pudesse funcionar em máquinas x86
e baseou-se num pequeno SO de nome Minix como ponto de partida. Então,
talvez a filosofia de funcionamento do Linux esteja mais longe ainda: lá nas
idéias que originaram o Unix! E haja busca e leitura! Mas é uma coisa
prazerosa, sim, ainda mais que dispomos hoje dessa maravilha que se chama
internet e dessa estupenda ferramente chamada Gooooogle!

Quanto a modo gráfico ou texto, depende muito do gosto de cada um, claro, e
das possibilidades que cada programa proporciona. Gostaria de te ver usando
o Gimp SEM o uso do mouse. Vai ficar muito mais difícil!

Valeu pelas dicas, Ricardo. Meu Stock de conhecimento está aumentado com a
ajuda de todos!

Paulo