[Ubuntu-BR] [DISCUSSAO] Recompilar Kernel? [Era: Instalação e configuração de modem pci 56kb no ubuntu 10]

Ricardo Stock ricardostock em bol.com.br
Terça Outubro 19 12:39:20 UTC 2010

Não Paulo, não estou de brincadeira, e isto hoje pode ser feito de forma
muito simples e segura para quem quer entender melhor o funcionamento do
linux e saber como ele gerencia seu hardware. Como forma de conhecimento e
aprendizado é uma otima atividade. Se quer  um dia ser um desenvolvedor,
mantenedor ou mesmo colaborador do desenvovimento do Linux isto é o inicio o
básico. Sem falar que com máquinas virtuais vc pode fazer sem medo nenhum..
Deu errado, apague a maquina e crie outra.

Se vc não sabe o que é Kernel, sugiro que pesquise mais soble Sistemas
Operacionais. Com certeza vc já viu este erro no windows "Erro no
Kernel32.dll".
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kernel

Quanto a "stock" de conhecimentos. O conhecimento é a unica riqueza que
possue e jamais será tomada. Sugiro que amplie o seu e pare de falar
besteiras. Kernel não é um programa do linux, pesquise antes de falar.

quanto a publicações, sim existem milhares de publicações que definem
filosofias de trabalho no linux. "Google é meu pastor"

O nucleo é responsavel por funções como sistema de arquivos, I/O, rede,
gerenciamento de memoria entre outras ou seja  tudo  esta contido no nucleo
do sistema proprieamente o Kernel. a alguns anos atraz não tinhamos USB nos
computadores, você acha que isto simplismente "apareceu", não foi
introduzido o suporte no kernel do sistema, como ? Com a compilação de
milhares de linhas de código..... sem falar em AGP PCIExpress e por ai vai.

Ser iniciante ou não, não quer dizer que sabe o "XIS" da questão. Muitas
vezes temos a certeza de estar procurando a resposta correta para o nosso
problema, mas muitas vezes procuramos o problema errado..
Voce não sabe nada sobre linux, não é porque instalou em sua maquina
reconheceu tudo e já é um expert.
Procure mais sobre "Freax" em http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux e entendera
melhor o que falo.

Quanto a modo grafico ou não isto é preferencia de cada um, eu não uso
porque não tenho necessidade. Sou usuário Windows, e o Linux é apenas para
meus servidores. Não há necessidade nem cabimento se colocar ambiente
grafico em uma maquina que não tem monitor e só é acessada via terminal.

Ah quanto a recompilar o meu Kernel, a primeira vez que fiz isto foi em 2002
com o kernel 2.2. Detonei a maquina, mas depois de duas tentativas já
consegui otimos resultados.
E mais, não existe atualizações de sistemas operacionais, o que existe é uma
atualização do seu kernel, dando suporte a novas tecnologias e recursos. O
softwares que são atualizados apenas acompanham a nova compilação.

Voce tambêm não precisa atualizar seu sistema operacional a cada
atualização, basta atualizar seu kernel, baixar os fontes e recompilar,
porem é mais facil formatar a maquinas e fazer tudo, ou deixar se fazer isso
automaticamente com instaladores E aguardar os riscos.

Mas para pessoas que trabalham com maquinas em motuo perpetuo, sabe que não
existe a atualização automatica, a parada ou mesmo a formatação. Este é um
dos conceitos do linux,  pois na propria lista vc ve sempre pessoas falando
que atualizaram e deu erro.

Poderiamos falar durante horas sobre o assunto, mas com certeza estaria a
gerar um flame, desculpe não é minha praia.

Faça um teste

Instale a ultima versão do windows para servidores e a ultima versão do
linux <escolha a distro> para servidores na mesma maquina. Faça benchmark,
verá porque não usamos ambiente grafico.

Ah Paulo, como se diz é inicante, não faça comentarios ironicos. Podem pegar
mal. Estude um pouquinho mais antes de falar.

Para conhecer mais sobre versões do kernel, leia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Vers%C3%B5es_do_Linux