[Ubuntu-BR] [DISCUSSAO] Recompilar Kernel? [Era: Instalação e configuração de modem pci 56kb no ubuntu 10]

Ricardo Stock ricardostock em bol.com.br
Terça Outubro 19 10:22:24 UTC 2010

Boa Andre.

A compilação do kernel, é otima para aprendizado. Para servidores é perfeita
pois terá maquinas "limpas" que não são desligadas. Um servidor vc não fica
abrindo e trocando peças todos os dias.

alem do mais, como falou, isso não é para fazer em casa todo dia. mas se
quer aprender nada impende.

Ricardo Stock
ricardostock em bol.com.br
Skype: ricardostock - LinuxUser 243128.
http://www.sistemaonline.ddns.com.br

----- Original Message -----
From: "Andre Cavalcante" <andre.d.cavalcante em gmail.com>
Sent: Tuesday, October 19, 2010 7:58 AM
Subject: [Ubuntu-BR] [DISCUSSAO] Recompilar Kernel? [Era: Instalação e
configuração de modem pci 56kb no ubuntu 10]

Abri outra thread para não poluir a dúvida sobre o modem, ok?

Sobre a compilação do kernel, meus dois cêntimos:

1) Não que seja muito difícil compilar o kernel, o que certamente não o é
(na verdade é uma receita de bolo, se você seguir, certamente vais conseguir
compilá-lo sem grandes problemas), mas eu deixaria a compilação do kernel
como última alternativa. Quando você compila o kernel você perde quase toda
a automatização que uma distro como debian ou ubuntu fizeram para a gestão
do kernel, além, é claro, do fato de que a cada nova versão você terá que
repetir o processo para manter os teus módulos em dia etc. Simplesmente o
trabalho não vale a pena, não ao menos para o PC de casa.

2) Para compilar o kernel você precisa saber um bocado de ... HARDWARE. Isso
mesmo, não é o software que é o gargalo aqui, mas o hardware. Saber qual o
seu hardware, o que liga com o que na máquina, o que necessita ser
configurado e o que pode ser desligado etc. Note que, como boa parte dos
usuários estão longe disso e ainda por cima, boa parte dos hardwares
utilizados hoje são externos (e.g. plugados via USB), acaba que personalizar
demais o kernel pode redundar em falta de funcionalidades. Mas há casos em
que não só é recomendável como necessário: hardware personalizado, por
exemplo, sistema de tempo real, ou simplesmente para aprender como se faz,
como nos cursos universitários.

É isso,

André Cavalcante
Almada, Portugal