[Ubuntu-BR] Primeiros contatos com o GCC no Ubuntu 10.04

luciano de souza luchyanus em gmail.com
Segunda Outubro 18 14:44:18 UTC 2010

Funcionou plenamente. Os códigos C e C++ compilaram corretamente. A
referência que me enviou será muito útil  especialmente porque já
programo em Pascal e Lua e desejo saber como se faz em C tudo o que
fazia nestas linguagens.

Instalarei o build-essential. Julgo que este seja um pacotão de
bibliotecas para C e C++. Então, coisinhas como Sqlite3, provavelmente
serão com ela instaladas.

na verdade, resolvi aprender C porque gostaria de utilizar a
biblioteca gráfica IUP. Ela possui gerenciamento automático de layout
e, como sou cego e utilizo leitores de telas, este é requisito
fundamental para que possa programar interfaces gráficas simples. É
verdade que o GTK também possui gerenciamento automático de layout,
mas não pode ser utilizado por leitores de telas no Windows,
inviabilizando a codificação de programas que, para cegos, também
sejam multiplataforma.

na verdade, ainda não consegui utilizar IUP no Linux. mas creio que
tem de ver com a minha falta de intimidade com o sistema operacional.
Para programar com IUP, necessito de duas coisas. Um conjunto de
headers C e um conjunto de bibliotecas dinâmicas ".so". No Windows, eu
colocaria as DLLs na mesma pasta do programa, ou então, alteraria a
variável de ambiente path para incluir mais um caminho de busca, ou
ainda as colocaria em um caminho de busca já existente. No Ubuntu, não
sei como proceder.

Então, pergunto-lhes:

1. O que devo fazer para que um conjunto de SOs estejam acessíveis
para quaisquer programas que a desejam utilizar?

2. Como acrescento caminhos ao path do Ubuntu?

Utilizo o ubuntu 10.04.

Luciano de Souza