[Ubuntu-BR] Alquém pode dar uma aula sobre a diferença entre KDE e GNOME?

Fábio Magnoni fabiohmagnoni em gmail.com
Domingo Outubro 17 19:57:52 UTC 2010

Olá Jojô,

Parabéns pela iniciativa de divulgar o Ubuntu!!!

Vou tentar falar um pouco, me corrijam caso cometa alguma gafe hehehe.

O Ubuntu http://www.ubuntu.com por default utiliza o Gnome como interface
gráfica.
http://www.gnome.org/

Que vem por padrão com os três botões no painel superior "Aplicativos"
"Locais" "Sistema", clicando em "Sistema" repare que tem um ícone "Sobre o
Gnome". Também Sistema->Monitor do sistema, na primeira aba "Sistema", tem a
versão do Ubuntu que está utilizando, versão do Kernel e a versão do Gnome.

O Ubuntu com interface KDE, chama-se Kubuntu http://www.kubuntu.com.
http://www.kde.org
É uma interface com um botão para menu semelhante ao do Windows, mas muito
mais organizado.

Existe também o Xubuntu, que é o Ubuntu com a interface Xfce
http://www.xubuntu.org/
http://www.xfce.org/

Além dessas interfaces existem também a Lxde.
http://www.lxde.org/

Uma página que você pode ver as diferenças entre as 4 interfaces é a do
Fedora: http://fedoraproject.org/pt/get-fedora-options

As diferenças básicas são as interfaces gráficas, que algumas tem recursos
que as outras não tem. Isso vai a gosto do freguês :)

Espero ter ajudado um pouco hehe

Abraços,

Em 17 de outubro de 2010 17:38, Jôjô Maravilha
<jojomaravilha em gmail.com>escreveu:

> Qual a importância de um e de outro? Existem outros? E nosso Ubuntu qual
> destes usa? Como saber qual destes meu UBuntu usa?
> Achei o tema legal e gostaria de aprender com os companheiros.
> Obs: Essa semana converti dois colegas de trabalho a usarem o Ubuntu, e não
> foi nada difícil: Dei um LiveCd para cada um deles, expliquei o básico e
> falei: Se achar que vale a pena eu instalo para vocês, senão nem tocamos no
> assunto. Na Segunda feira já estava eu instalando o sistema na máquina
> deles
> e mandando aquele UM para o espaço.
> [...]

Fábio Réa
Eng. de Computação - PUC-Campinas 2010
Diretor de Recursos Humanos - Associação Informatica Junior - PUC-Campinas
www.infojunior.com.br