[Ubuntu-BR] Instalação e configuração de modem pci 56kb no ubuntu 10

Xisberto xisberto em gmail.com
Sexta Outubro 15 19:50:48 UTC 2010

Em 15 de outubro de 2010 16:27, Lestat raicce <lestat3212003 em gmail.com>escreveu:

> [...]
> MHZ, Placa mãe Intel DG31PRBR e o bendito Fax-modem Pci HSP 56kb; Bem com o
> win7 simplesmente detectou tudo normal nem precisei instalar os drives,
> note
> que se eu for seguir sua linha de raciocínio vou ter que jogar fora este
> modem e ficar sem net, pois na ilha onde estou neste momento, não tem
> internet a cabo, estou acessando através do meu Sony vaio com o modem da
> vivo via USB, a intenção era ajeitar o PC, para depois colocar o ubunto no
> meu Notebook o que pelo visto ainda vai levar um bom tempo.

Falta entender umas coisas. A empresa que montou o hardware fez o driver
para windows e não fez para linux. Pronto. Não tem driver para linux. Há uma
negociação comercial aí.

A microsoft tem interesse em que não haja drivers para linux. Não que ela
diretamente convença os fabricantes a não produzirem os drivers, mas o
dinheiro que vem das vendas do windows paga incentivos aos fabricantes de
fazerem hardwares "específicos" para windows.

O que existe são adaptações. Da última vez que precisei configurar um modem
para conexão discada, o lance era usar um driver de placa de som. Eu não
entendia muito bem como funcionava, mas a ideia era que ele transformava os
dados em sinal sonoro e mandava para a linha telefônica.

> [...]
> acredito que é o desejo da maioria dos novos adeptos da plataforma Linux, o
> que é complicado de se ter, mas de qualquer forma não vou desistir
> continuarei garimpando até encontrar a resposta satisfatória, o problema é
> que existem muitos tutorias que sinceramente só faz ás pessoas perderem
> tempo, por outro lado também existem boas pessoas que se esforçam para
> ajudar novos usuários a se adaptarem a esta plataforma. Desde já agradeço a
> colaboração e se poder indicar um site onde possa baixar os driver desse
> modem ou o nome de outro modem que seja mais fácil de instalar ficarei

Não se trata de usabilidade, se trata de capacidade técnica. Se o fabricante
não fizesse o driver para windows, os usuários do windows não teriam o modem
do mesmo jeito. As pessoas não entendem que quem faz os drivers para linux,
faz sozinho, sem apoio dos fabricantes. Essas pessoas precisam adivinhar
como os hardwares funcionam. Enquanto que quem deveria fazer os drivers eram
os fabricantes, e não fazem.

Quanto a tutoriais que não levam a lugar nenhum, deixo uma dica: veja sempre
a data em que o tutorial foi escrito. Se for de um ano atrás, já tem muita
chance de que não funcione mais. Aí volta a questão da evolução dos
hardwares: conforme o tempo passa, menos pessoas usam conexões discadas,
portanto menos pessoas produzem tutoriais para essa configuração.

--
Humberto Fraga
http://lixaonerd.wordpress.com