[Ubuntu-BR] clonezilla

william almeida wilchaia.listas em gmail.com
Quinta Outubro 14 19:15:45 UTC 2010

Ola galera,

Eu nao saco tanto de Ubuntu, pois desenvolvo mais coisa no Windows, mas
estou me ambientando no Linux agora.
Mas ja posso dizer uma coisa o Clonezilla é bom demais e facil mesmo. Quem
passou raiva pode ter sido por algum engano mas é tranquilao eu garanto.

Eu ja fiz de tudo com ele, inclusive acho besteira fazer live cd, a nao ser
que o seu computador nao permita bootar pela USB. O lance é fazer um
pendrive bootavel, ou entao como eu fiz em  um HD Externo USB : Faz uma
particao pequena, 150MB por exemplo, ja que o Clonezilla ocupa so 117MB. Com
isso para fazer ou voltar ou fazer clone é partir da proprio HD sempre
precisar ficar levando CD para la e para ca sempre.

Para fazer o dispositivo bootavel a partire de uma maquina windows basta
fazer o seguinte:
  -  la no site do clonezilla va na parte de downloads e baixe a imagem
zipada do clonezilla e descompacte em algum lugar
  - conecte o dispositivo usb e crie a particao
  - da uma formatada na danada
  - abre um prompt de comando e entre na pasta do clonezilla que voce
descompactou
  - entre no diretorio UTILS/WIN32
  - supondo que seu dispositivo USB tenha a letra f: digite MAKEBOOT F:
  - agora é so copiar o restante da pasta do clonezilla para o raiz do
dispositivo e pronto bootando

Fiz uma particao com o restante do HD para gravar as imagens para o caso do
boot do clone bichar algum dia ficar facil de fazer de novo

No caso do linux tem uma pasta linux dentro do utils que tem makeboot.sh que
faz a mesma coisa.

É isso ai espero ter ajudado.

Do seu amigo Wilzilla hehehe

abracos