[Ubuntu-BR] Linux não tem Tela azul

Xisberto xisberto em gmail.com
Segunda Outubro 11 12:13:28 UTC 2010

Em 10 de outubro de 2010 15:53, Alex <aleximandro em gmail.com> escreveu:

> Xisbserto windows te a mesma coisa! E até mais. Se vc consultar o link
> http://www.guiadohardware.net/dicas/acl-linux.html
>
> Ou seja vc falou que era bem superior e não é o caso!

Onde eu falei que era superior? Pode colar aqui? Eu apenas mandei o link
informando que o Linux tem sim ACL, uma vez que você disse que não tinha.

> [...]
> Microsoft Windows já suportava a bastante tempo esse tipo de permissão,
> desde que a partição do sistema e/ou qualquer outra que ele fosse
> administrar estivesse formatada em NTFS, ou seja, você conseguia definir
> para vários grupos ou vários usuários o tipo de permissão que ele exercia
> naquele diretório, quantas vezes necessitasse. Um bom exemplo é leitura
> para
> certos usuários/grupos, leitura e escrita para alguns outros
> usuários/grupos, negado para os demais, e o que mais necessitar."

Se o autor não sabia da existência de ACLs no Linux até o ano passado,
quando escreveu a matéria, não é porque o Linux não suportava ACL antes
disso. O Red Hat 3, lançado em 2003, já suportava ACL, como mostra essa nota
de lançamento:
http://docs.redhat.com/docs/en-US/Red_Hat_Enterprise_Linux/3/html/Release_Notes/es-x86/index.html(veja
a data do arquivo logo no começo).

--