[Ubuntu-BR] Linux não tem Tela azul

Felipe Alexandre Ferreira felipebanger em gmail.com
Terça Outubro 5 16:02:07 UTC 2010

vou me meter aí. Defendo o linux para todo mundo que me pergunta, pois
creio que hoje o linux virou sim um sistema fácil de usar
(distribuições como ubuntu, mandriva,etc), praticamente livre de vírus
e afins, e menos consumidor de recursos da máquina que seus
contemporâneos (windows 7, vista).

MAS, a questão de o programa deixar de ser compatível é de ambos. Os
desenvolvedores tem que medir se eles preferem maior
retro-compatibilidade (não sei se é um bom termo, refiro-me a
"backward compatibilities"), ou se vão dar mais prioridade ao
desenvolvimento. É uma política na hora de desenvolver. Mas embora
eles tenham essa escolha, algum tempo depois os desenvolvedores passam
a ter culpa de não lançar uma versão compatível com as versões mais
novas do sistema operacional.

Agora a questão, teria o Linux maior preocupação com backward
compatibility que o windows? Bom, um SO GNU/Linux é formado de vários
projetos independentes, cada um tem sua política, mas como sistema
operacional eu não diria que o linux se sai melhor que o windows,
talvez ao contrário!
De uma versão para outra do ubuntu minha placa de vídeo radeon antiga
deixou de ser suportada. A ATI parou de fazer novos drivers e a versão
nova do xorg não é compatível com o driver antigo. Pesquisando sobre
minha webcam vi que ela já foi suportada também mas não to conseguindo
faze-la funcionar. Já tive dificuldade para rodar um emulador antigo
psx, que precisava de uma lib mais antiga que o sistema tinha, tive
que fazer uma gambiarra e pegar os arquivos da lib antiga e por na
pasta.

Como comunidade Linux, a gente tem que ser humilde, reconhecer as
falhas, para que se saiba para onde o desenvolvimento deve caminhar

Felipe