[Ubuntu-BR] Linux não tem Tela azul

Ricardo Stock ricardostock em bol.com.br
Domingo Outubro 3 00:18:06 UTC 2010

Ola, até agora não queria me pronunciar neste tópico, pois acho mais uns daqueles intermináveis e calorosos flames (risos), mas me senti obrigado.

Bom tela azul.
Para aqueles que programam sabem o que significa
faça isso ou morra (morra é o erro padrão)

A tela azul é o erro padrão do Windows, faça o teste, remova seu hd sata em uso(se conseguir), faça alguma coisa com hardware ou software, ou tenha um erro de disco ou de memória e terá a famosa tela azul, com aquele monte de letra que ninguém entende nada. Nada mais é do que uma forma "mais bonita" de tratar o erro.

O Linux temos a mesma coisa mas a tela preta "porque ninguém colocou no kernel morra e de tela rosa" ou seja é puramente programação. Temos o Kernel Panic e outros erros, porem como o tratamento de hardware do Linux é totalmente diferente do windows, vemos com mais freqüência no windows que no Linux. E no Linux apenas a tela preta com informações de erro. Ninguém mandou pintar a tela.

Um exemplo:
se você estiver lendo um CD no windows e mandar ejetar ele, temos (ou tínhamos) tela azul, ou uma mensagem dizendo que o mesmo precisa ser limpo. No Linux se vc não desmontar a unidade, vc simplesmente não ejeta o CD.

Ou seja, se vc quer ter tela azul no Linux, baixe os fontes do kernel e trate o erro padrão da sua forma. já no windows, você não pode baixar os fontes :-)

Quanto ao nível das instituições, temos que tomar cuidado, eu dei aulas durante muito tempo, e um professor de rede não tem exatamente que saber como colocar fontes de vb, veja são assuntos diferentes rede e vb.

Também concordo que há muita gente despreparada no mercado, pessoas que passaram por instituições, mas apenas passaram, pois vc pode passar por uma escola e pegar um diploma, mas quem garante que vc aprendeu. Para isto eu uso a velha máxima "Um diploma te arruma um bom emprego, mas não te segura nele"

Quanto a esta pergunta, não sabemos o intuito de quem perguntou na prova, a forma que foi perguntada e com certeza não sabemos o interesse de quem colocou a questão na lista.... uma boa pesquisa responde muito mais que varias respostas.

Eu quando dava aulas já cheguei a fazer perguntas totalmente erradas apenas para ver a reação dos alunos, para ver se realmente estavam interessados no assunto.

Acho que a pessoa que colocou esta pergunta na lista, deveria explicar melhor. E só uma curiosidade, quantas pessoas aqui aprenderam linux e ajudam na lista por conta própria... ou seja, apenas vontade :-)

Um abraço

Ricado Stock
ricardostock em bol.com.br
Um bom programador tem um desafio
Um programador mediano, tem um problema.