[Ubuntu-BR] Linux não tem Tela azul

Soltec soltec em br.inter.net
Sábado Outubro 2 20:25:49 UTC 2010

Bom, vamos olhar pelo lado positivio, pode ser que o cara tenha feito
somente um elogio ao Linux. Pode ser que ele não esteja interessado no
mecanismo de formação da tela azul, e sim destacar que o Linux não tem
uma falha geral como "aquele" SO, ou que ela é muito mais rara.

Abraços otimistas
Mário Vianna

-------- Mensagem original --------
De: Andre Cavalcante <andre.d.cavalcante em gmail.com>
Para: Lista de discussão do LoCoTeam Brasileiro
<ubuntu-br em lists.ubuntu.com>
Assunto: Re: [Ubuntu-BR] Linux não tem Tela azul
Data: Fri, 1 Oct 2010 22:39:25 +0100

Em 1 de outubro de 2010 22:08, Nilson Morais <darkstrikerd em gmail.com>escreveu:

> eu responderia a questão assim:
>
> "Seja mais específico."
>
> ;)
>
> Uma curiosidade é que um amigo me disse que tem toda uma linha de estudo de
> "tela azul" para profissionais Microsoft. Não sei se é verdade, creio que
> sim, afinal, aquela saída de debug tem que significar alguma coisa pra
> alguém do que é o problema.

Sim, o problema pode estar descrito no texto ou nos códigos de dump, bem
como na lista de processos, que são basicamente as informações mostradas.
Tem algumas dicas no msdn library inclusive. Não sei se seriam questões de
provas para o profissional MS.

Dumps são, em geral muito úteis na depuração de erros em binários, como é o
caso. No linux a coisa é um pouco diferente, porque você pode simular os
erros a partir dos próprios fontes, mas ele também tem uma "tela azul" com
dump e tudo, só que é "tela preta" e só sai na versão do kernel com símbolos
de depuração ligados. Em geral em nossos kernels comerciais ou trava tudo ou
dá a mensagem "kernel panic".

A propósito, faz tempo que eu não vejo uma "tela azul" no windows, parece
que com a versão 7 eles estabilizaram e essa fama já não é tão real assim.

Agora, sobre a prova: sinceramente o cara que elaborou tá precisando de uma
atualizada urgente!

André Cavalcante
Almada, Portugal
Ubuntu User number # 24370