[Ubuntu-BR] Inkscape x formato cdr

Sexta Outubro 1 23:44:49 UTC 2010

Olá people,

Em 1 de outubro de 2010 22:50, Rodrigo Carvalho Silva
<rcsilva83 em gmail.com>escreveu:

> Allan,
>
> Sinto muito, mas esta não seria a melhor solução. Eu não conheço muito
> destes softwares, mas, pelo que vi na conversa, o Draw utiliza um formato
> proprietário que muda a cada versão, obrigando as pessoas a comprar todas
> as
> novas versões, e nem sequer exporta para o formato aberto SVG.

Ele exporta para SVG - talvez seja até o sw que mais compatibilidade com o
padrão exista no mercado.
A troca de formato é uma forma que a empresa encontrou de fazer as pessoas
pagarem por atualizações...

> Por que as pessoas ao invés de gastarem uma fortuna no Draw, não utilizam o
> Inkscape e pagam para algum profissional um valor bem menor para ele
> desenvolver a parte que precisa de uma melhoria? Para mim, esta seria uma
> ótima solução: fortalecer um software livre que trabalha com padrões
> abertos. Isso faria, inclusive, a Corel se mecher.

O problema é que para o pessoal de publishing e afins (que são artistas) o
computador é apenas um alicate. Se tem que pagar para fazer o seu trabalho
ou não e ter questões relacionadas a comunidade e desenvolvimento não é o
seu mundo. Claro que se algumas grandes editoras, por exemplo, investissem
metade do que gastam em licenças no par Scribus + Inkscape e o pessoal que
faz site fizesse a mesma coisa com o Gimp, em pouco tempo essas ferramentas
não só ficariam a altura das "proprietárias" (há quem diga que já estão)
como passariam, mas essa lógica e bom senso não é para todos...

> Abraço!

Abraços

> --
> Rodrigo