[Ubuntu-BR] Mensagem para tela de usuario logado ...

Sexta Outubro 1 16:53:13 UTC 2010

Em 1 de outubro de 2010 16:56, Allan Ricardo <allanarab em gmail.com> escreveu:

> sim, possuo o multiterminal mas citei apenas como exemplo ...
> mas quero fazer isso em terminais "normais" para tal acesso via ssh e envio
> a mensagem para o outro usuario logado.

Olá Allan,

Fiz umas pesquisas e encontrei uma possível solução, mas tu tens que testar
aí, porque aqui eu não consegui, mas eu não tenho vários usuários logados,
somente eu, em dois displays, então a configuração é um pouco diferente.

Faz assim:

sudo apt-get install openssh-server (se ainda não o tem)
sudo apt-get install libnotify-bin

Quando quiser mandar a mensagem, faz assim:

$ ssh -X usuario em localhost DISPLAY=:0 notify-send "Mensagem aqui"

Testa aí e dá um retorno.

No caso de fazer somente via terminal, é mais fácil:

$ w
para saber quais os usuários logados e quais terminais
$ write user terminal <enter>
<mensagem> <mensage>
<mensagem em várias linhas>
<CTRL+D>