[Ubuntu-BR] Ubuntu Server 10.04 não sobe placas ethernet

Ricardo Stock ricardostock em bol.com.br
Sexta Outubro 1 14:48:47 UTC 2010

Ok Guilherme, o importante é que com isto conseguimos aprender mais...

só por curiosidae, qual a configuração da maquina hospedeira...

pergunto isso porque estou a montar uma estrutura semelhante... e vou usar
um dual com 4gb de ram (as maquinas virtuais não teram ambiente grafico e
vou disponibilizar memoria compartilhada para elas de apeans 256 para rodar
os serviços necessários)

Obrigado
Ricardo Stock
ricardostock em bol.com.br
Skype: ricardostock - LinuxUser 243128.

----- Original Message -----
From: "Guilherme Gattino" <ggattino em gmail.com>
Sent: Friday, October 01, 2010 11:34 AM
Subject: Re: [Ubuntu-BR]Ubuntu Server 10.04 não sobe placas ethernet

Em 29 de setembro de 2010 16:58, Ricardo Stock
<ricardostock em bol.com.br>escreveu:

> Ola Guilherme.

Oi Ricardo, bom dia.

> Se bem entendi, voce tem um micro com duas placas.
> neste micro voce instalou uma maquina virtual
>
> a maquina virtual usa estas duas placas, mas a eth0 não sobe (não pega IP,
> ou nao pinga)
> a eth1 esta funcionando ?

Exato. A máquina virtual server possui duas placas de rede e nesta máquina
existem três máquinas virtuais: Um file server (Windows 2003), um Domain
Controller (Windows 2003) e o meu Squid (Ubuntu Server 10.04)... Os outros
dois sistemas operacionais estão com funcionamento correto, detectando as
placas. Porém o Squid nãs as reconhece. O ifconfig encontra apenas a
Loopback.

O problema é que, como precisávamos disto executando no dia em que postei a
mensagem, infelizmente refizemos o servidor, que detectou as placas e está
funcionando corretamente.

> Pela mensagem de log, o dispositivo não existe, ou o modulo dele não foi
> carregado
>
> veja primeiro se ele não esta com outro nome, passei por isto esta semana.
>

> cat /var/logs/messages | grep "eth" e veja corretamente se eth0 é eth0 ou
> foi renomeado.

 apenas de curiosidade, veja se o modulo da placa não esta listado por algum
> motivo em /etc/modprobe.d/blacklist se tiver remova.

Ricardo, não tinha conhecimento disso. Obrigado pela dica e principalmente
por ajudar. Como a máquina é uma máquina virtual eu a tenho em meu notebook,
e posso subí-la novamente e verificar esses fatores. O problema é que ela,
quando fizemos os testes, estava rodando perfeitamente. O erro ocorreu
quando migramos a VM para o virtual server de produção, na filial.

Mais uma vez muitíssimo obrigado pela dica e pela ajuda.

Um forte abraço,

--
Guilherme de Sá Gattino
Graduando em Segurança da Informação

http://blogdogattino.wordpress.com
 "Nai anar caluva tyelianna" - "Que o Sol brilhe o seu caminho", em élfico.