[Ubuntu-BR] HD não dorme nem com sonífero!

Xisberto xisberto em gmail.com
Sábado Novembro 20 16:39:21 UTC 2010

Em 20 de novembro de 2010 09:35, Sidney <slinstj em gmail.com> escreveu:

> Agora surgiu uma outra situação curiosa: quando mando suspender o note,
> mais
> tarde, ao religa-lo (wakeup) a configuracao do hdparm nao continua
> funcionando. Ou seja: coloquei pra dormir o 2o HD em 3min de inatividade.
> Se
> ele dorme eu o acesso, ele religa e depois de 3min volta a dormir. Mas
> quando volta da suspensao isso deixa de funcionar, deixa de dormir depois
> de
> 3min. Mas se reinicio o micro, agora que o script está funcionando, aí
> volta
> [...]

Não, até porque não tenho muita experiência com isso. A questão é que os
fabricantes de HDs fazem todas as funções bonitinhas de como eles funcionam
e como acordá-los e deixá-los dormir. Mas não contam pra ninguém como ativar
essas funções. Só contam pra microsoft, que paga para ter acesso a isso. É
por isso que o suporte do linux para essas funções é limitado, e é por isso
que há um tempo atrás surgiu aquela confusão de que o linux faria HDs
queimarem.

--
Humberto Fraga
http://lixaonerd.wordpress.com