[Ubuntu-BR] Ubuntu Netbook edition

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em gmail.com
Sábado Novembro 20 13:52:16 UTC 2010

Em 20 de novembro de 2010 00:08, Jenny Horta <jennyhorta em gmail.com>escreveu:

> Obrigada Paulo, assim fica melhor, pois não terei que reinstalar tudo de
> novo, né? O netbook tem tela de 10' mas estou estranhando um pouco o
> tamanho, principalmente na hora de usar o thunderbird para ler e-mails.
> só questão de hábito. Sobre a configuração, aqui tem uma análise sobre
> ele, um tanto empolgadinha, mas confesso que ele vem superando as minhas
> expectativas!
>
> http://aberturatecnologica.blogspot.com/2010/09/netbook-qbex-notatomn014.html
>
> Obrigada a todos pelas sugestões. O unity também parece ser
> [...]

Eu tenho um Acer Aspire One com uma configuração semelhante à sua, e estou
muito feliz com ele. O meu tem as seguintes diferenças:
- Memória de 1GB (Às vezes gostaria de ter mais pra rodar uma VM com outro
sistema, como o Fedora, por exemplo. Mas só por isso. Normalmente eu não uso
a metade dela)
- HD de 160 GB (com todo o lixo e coisas repetidas em várias pastas - não
sou um modelo de organização :) - não cheguei a gastar a metade disso
- Bateria de 6 células. (Esse é o ponto principal: com ela, o N450 e a ajuda
de um programa chamado Granola, consigo ficar até 5 horas longe da tomada,
fácil, fácil...)

O processador de N450 é uma versão melhorada do N270, que aumentou o poder
de processamento e diminuiu o consumo de energia. Com isso, as baterias
tendem a durar mais.

Concordo com vc que a tela de 10 polegadas às vezes "falta". Com o Unity e
ou com o UNR é possível melhorar a utilização dos espaço na tela, tornando a
visualização mais confortável. Pessoalmente, como já disse, eu prefiro
sacrificar um pouco do conforto em prol da interface do Gnome, mas isso é
questão de gosto.

Se você decidir utilizar o Unity, ou a interface do UNR, a mudança é,
basicamente visual. As funcionalidades continuarão as mesmas, mas a
localização das coisas estarão diferentes... Ou seja, é uma simples questão
de costume com a "nova cara".

Um colega citou que "lamenta que não haja UNR para 64 bits". Pessoalmente,
eu acho isso irrelevante. Não há melhoras perceptíveis de performance entre
um sistema de 32 e outro de 64 bits em máquinas como netbooks. Netbooks são
máquinas com configurações modestas para utilização em mobilidade.
Originalmente, não foram feitas para o uso contínuo (apesar de que eu não
respeito essa convenção e gostaria muito de usar um teclado e um mouse
externos, e um monitor maior quando estivesse em casa, hehehe). Não vejo
(minha opinião pessoal) a menor necessidade de um sistema de 64 bits na
minha máquina, por enquanto.

Abraço.

--
Paulo de Souza Lima