[Ubuntu-BR] HD não dorme nem com sonífero!

Sidney slinstj em gmail.com
Sexta Novembro 19 21:55:11 UTC 2010

Pessoal, tenho 2 hds no note (500+250). Meu note é um Toshiba Satellite
A355-S6943.

Nesta semana formatei o micro e reinstalei tudo, inclusive modifiquei as
particoes de modo a deixar o segundo hd somente com informacoes que nao
acesso regularmente, justamente porque pretendia deixa-lo dormindo na maior
parte do tempo, tanto para economizar bateria como o proprio disco.

Especifiquei o comando 'hdparm -S36 /dev/sdb' no /etc/hdparm.conf, depois no
/etc/rc.local e depois num script que criei no init.d com permissao x.
Claro, em cada tentativa reiniciei o note e testei e... apos aguardar bem
mais do que os tres minutos especificados pelo -S36, nada de o hd dormir.

O que acho super estranho é que se eu digitar no terminal algo como 'hdparm
-S1 /dev/sdb' para testar, após 5s ele realmente dorme. E se eu ativa-lo
novamente ele volta a dormir 5s depois. Portanto, funciona. O problema é que
parece que o comando no boot não foi colocado no local certo. Tenho outra
questao aqui sobre scripts no boot que também não obtive sucesso em nenhuma
das sugestoes dadas. Mas, poxa, se o /etc/hdparm.conf nao for o local certo
para configurar o hdparm, entao qual é?? Negocinho complicado e chato hein!!

Se alguém souber como resolver isso, por favor, poste sua idéia.
Muito obrigado.