[Ubuntu-BR] root

Xisberto xisberto em gmail.com
Segunda Novembro 15 21:01:56 UTC 2010

Em 15 de novembro de 2010 12:38, Gilmar <gilmarmts em gmail.com> escreveu:

> Isso não faria mais sentido se o usuário não fosse capaz de fazer
> qualquer coisa só com a própria senha?

Então, o usuário root também pode. Aí fica na mesma situação.

A diferença é que usando o usuário root, ele simplesmente vai e faz o que
quiser. Um script malicioso que tente afetar partes importantes do sistema é
executado sem confirmação.

Quando usamos um usuário com permissão de sudo, o sistema vai pedir a senha
para confirmar as alterações, aí a pessoa deveria pensar "O que eu quero
fazer precisa mesmo de permissão de sudo?" antes de digitar a senha.

--
Humberto Fraga
http://lixaonerd.wordpress.com