[Ubuntu-BR] root

Sidney slinstj em gmail.com
Segunda Novembro 15 16:28:46 UTC 2010

Alguns comentários parecem dar a entender que existe um 'bloqueio' da senha
root pra que o usuário não faça algo de errado. Isso parece mais com
Windows, não com Linux. No Linux, o grande diferencial é poder fazer o que
você quiser no sistema, afinal, o micro é seu, o sistema é seu e você é quem
manda. Mas como já se sabe, quanto mais poder, mais responsabilidade. Mas
não vou entrar neste assunto já bem conhecido.

O fato é que usando sudo realmente é possível fazer qualquer coisa que o
root faria. No meu caso, a única coisa que tentei fazer com sudo e não
consegui, e por isso fui obrigado a usar o root, foi o comando echo
'stringexemplo' > arquivoExemplo. Usando o sudo não dá certo. Aí, ou uso o
nano com o sudo, ou logo como root e o comando funciona.

Se servir como referência, uso o sudo -i pra logar como root.
T+ Pessoal