[Ubuntu-BR] Msg de erro do comando/aplicativo cd que não entendí

Xisberto xisberto em gmail.com
Quinta Novembro 11 13:42:06 UTC 2010

Em 11 de novembro de 2010 10:30, Marcello Bressan Emidio <mbemidio em gmail.com
> escreveu:

> sim, o autocompletar eu até que já uso, mas a saída foi:
>
> marcello1 em marcello1-desktop:~$ cd meu\
>

>  não percebi que era pra eu continuar a digitar a 2ª parte do nome
> composto da pasta (ou seja, digitar "sistema").

Na verdade, quando você usa o TAB e ele não completa até o fim, é porque há
mais de uma opção. Neste momento, um segundo TAB mostra todas as opções
disponíveis.

> Concordo com você que o fato de que havendo um espaço entre duas
> palavras que não são comandos nem parâmetros de comandos, o sistema
> produz uma msg de erro. Mas talvez num aperfeiçoamento do sistema, este
> pudesse diferenciar e sugerir uma solução. Seria interessante chegar até
> a este nível de perfeiçoamento do comando. Mas é lógico que isto deveria
> ser uma implementação do código do comando/aplicativo, se é que seria
> possível, ou valeria a pena o esforço de ser feito.

Cara, isso é muito difícil. O cd não é um aplicativo separado, é um built-in
do bash. O bash é o programa que te dá o prompt e que direciona os comandos
para os lugares certos. Agora imagina o bash conhecer todas as
possibilidades de todos os comandos.

O melhor mesmo é evitar espaços nos nomes de arquivos, ou se acostumar a
usar a barra invertida de vez em quando. Ou até mesmo usar aspas (") antes
dos nomes.

--
Humberto Fraga
http://lixaonerd.wordpress.com