[Ubuntu-BR] Mudar particionamento do HD

Xisberto xisberto em gmail.com
Quarta Novembro 10 20:08:22 UTC 2010

Em 9 de novembro de 2010 15:34, Carlos Alberto Ramos <
carlosalbertoramos034 em gmail.com> escreveu:

> Tenho visto nesta lista que pode se colocar uma partiçao para a "/home"
> separada da raiz "/".
> A seguir minha partiçao atual:
> /dev/sda1   ext4   "/"   tamanho 18,35 Gb   usado 3,95 Gb   Livre 14,40
> Gb
> /dev/sda2   extended                 666,76 Mb
> /dev/sda5   linux-swap               666,73 Mb
> A pergunta e: Como posso fazer isto sem prejudicar o sistema instalado
> (ubuntu 9.1)?

Usando um Live-CD.

> Ouvi aqui mesmo da necessidade de instalaçao do Gparted,e isso
> mesmo?Qual o procedimento?

Para alterar as partições do seu sistema, não use o seu sistema. Uma boa
maneira é usar o live-CD. O Gparted já está no live-CD, ele aparece no menu
Sistema > Administração > Editor de Partições.

> Volto a dizer sou novato e preciso de dicas detalhadas para nao fazer
> coisas erradas.
> Mesmo assim agradeço qualquer orientaçao ao respeito;ja que e errando
> que a gente aprende.
> Obrigado.

Vou te dizer os passos que você deve seguir para ter sua nova partição e
mover seus arquivos para lá corretamente. Alguns desses passos não são
fáceis e outros são perigosos: você vai correr o risco de perder arquivos.
Além disso, seu disco é pequeno (aparentemente 20GB), então separar seu HD
em duas partições pode acabar te deixando com menos espaço na prática.

Sendo mais claro sobre o disco pequeno: é melhor ter um espaço de 18GB para
os programas e seus arquivos ou ter 8GB para os programas e 10GB para os
arquivos? E se faltar espaço para instalar um programa? Ou se faltar espaço
para salvar um arquivo de 4GB (imagem de DVD) mas houver 6GB livres na
partição do sistema? São situações que podem acontecer, e em HDs pequenos
elas estão mais próximas da realidade.

O mais recomendável é fazer backup dos seus arquivos e realizar uma nova
instalação (aproveita e instala o 10.04) já com as partições separadas.

Ao iniciar o sistema do Live-CD (escolha experimentar o Ubuntu em vez de
instalar), abra o gparted e espere ele reconhecer o disco e as partições.

Selecione a partição swap e desative-a (com o botão direito, desativar
swap). Tome nota do tamanho dessa partição, será necessário depois.
Selecione a partição estendida (ela "contém" a swap) e apague-a. Pode ser
necessário apagar a partição swap antes de apagar a estendida.

Agora selecione a partição raiz e redimensione-a. Esse é o momento em que
você corre o risco de perder arquivos. O Linux não tem problemas com
fragmentação de disco, mas também não podemos garantir que essa operação vai
manter todos os seus arquivos intactos. Se fosse uma partição FAT ou NTFS,
aí era certeza de perder arquivos no procedimento, mas as partições ext3 e
ext4 do Linux são mais seguras. Mesmo assim, o risco existe.

Você está usando agora quase 4GB de dados na sua partição. Isso inclui o
sistema instalado e os seus arquivos. Posso chutar que seria seguro deixar
6GB para a partição raiz, mas é um chute. Em um futuro próximo você pode se
ver instalando vários programas que usem muito a partição raiz (jogos,
bancos de dados, etc) e esse espaço pode acabar. Talvez 8GB? Vai depender da
sua intuição.

Então você redimensiona a sua partição atual para o tamanho desejado. Depois
crie uma nova partição estendida. Dentro dela, crie uma nova partição ext4 e
uma nova partição swap. Calcule o espaço ocupado pela partição ext4 para que
a swap tenha aproximadamente o mesmo valor da antiga.

Pronto, depois de aplicar as alterações passou a parte perigosa, agora vem a
parte difícil. Como esse e-mail já virou uma matéria de jornal, eu vou
continuar só se você (ou outro colega da lista) quiser mesmo saber o que vem
pela frente.

--
Humberto Fraga
http://lixaonerd.wordpress.com