[Ubuntu-BR] Backup automatico via FTP

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em gmail.com
Quarta Novembro 10 13:56:10 UTC 2010

Bom dia, Gonzaga.

Em 10 de novembro de 2010 11:27, Gonzaga <gonzaga em ituautomacao.com>escreveu:

> Bom eu tomei conhecimento do Bácula através de um dos nossos colegas.
> Bácula

Primeiro, é "Bacula", não "Bácula". :)

> é um sistema instalável, só que com configuração um tanto complicada, pelo
> menos para mim. Tem até curso de Bácula, então imagine como é configurar,
> tudo isso só para copiar pastas de um cliente para um servidor. Não sou
> conhecedor, mas se assim for prefiro usar o TeamViewer e fazer a
> transferencia manualmente.

O TeamViewer é uma ferramenta de acesso remoto, não de backup.

> É muito tempo para pouca coisa. Talvez para
> grandes corporações compense.

Talvez, se você explicasse melhor o contexto onde você quer aplicar isso
(empresa, residência, trabalho, estudo, curiosidade, etc.), as respostas
fossem mais direcionadas para o seu caso.
Você é profissional da área de TI? Ou é um "curioso" que busca automatizar
algumas coisas no seu dia-a-dia? Em qualquer um dos dois casos, aprender a
fazer nunca "é muito tempo para pouca coisa."

Eu, por exemplo, gostaria de fazer o sincronismo das pastas de usuário dos
meus 2 netbooks, mas ainda não tive tempo de me dedicar a procurar uma
solução que me atenda. Uma resposta à sua pergunta poderia me dar ideias de
como fazer, no meu caso. Quando preciso sincronizar algo, tenho usado o
Dropbox (www.dropbox.com) ou, em casos extremos, o Filezilla (que tem na
Central de Programas). Na central de programas, também tem o Grsync, uma
interface gráfica para o rsync. Pode ser que um dos três te sirva.

No meu caso, o Bacula também é um canhão pra matar mosca. Achei a idéia do
Grsync boa, mas ainda não testei.

Abraço.

--
Paulo de Souza Lima