[Ubuntu-BR] OFF: Glassfish e quercus

Ronan Lucio ronanlucio em gmail.com
Terça Novembro 9 11:33:18 UTC 2010

Flávio,

Pelas características que tu passou, fico na dúvida se o Quercus vai ser
interessante pra ti.
A princípio eu diria que não, mas não sou profundo conhecedor do Quercus,
mas tive uma rápida experiência de 1 ano com o Resin.

Acho que você não especificou se são 500mil pageviews ou hits, mas vou
assumir pageviews, OK?
Temos aí um universo de 15 milhões de requisições por mês.
Dependendo da aplicação (se exige um processamento mais pesado ou não) 1
servidor pode ou não ser o suficiente.

A minha primeira sugestão é você pensar em pelo menos 2 servidores com load
balance, pensando em alta-disponibilidade e fail-over.

Agora falando de Quercus:

1) O Resin (que me parece ser a base do Quercus) é pago: São US$ 700,00 por
ano, por CPU.

2) O Quercus, até onde eu vi, me parece interessante "principalmente" quando
você precisa de sessões distribuídas.

O que você tem que ter em mente é que sessões distribuídas é algo que você
deve evitar, porque elas representam um ponto de gargalo para a aplicação.
Pense assim: Se um servidor fica mais lento por qualquer razão (por exemplo,
um processamento mais pesado), ele vai demorar mais para responder a
distribuição de sessão para os outros nós do cluster.
Isso vai deixar todo o cluster mais lento, por causa de uma máquina.

Bem, vou te dizer que digo por experiência própria, e, uma das principais
mudanças que fizemos para conseguir alta-disponibilidade da aplicação foi
passar o cluster para sticky-session.

Hoje temos um cluster super estável, com alta-disponibilidade fail-over, sem
resin.

Vejo, não estou querendo falar mal do resin. Estou apenas dizendo que em
relação "custo X benefício" conseguimos melhores resultados com outros
softwares.

A minha sugestão vai para você investir em Apache e PHP com sticky-session.
Quando você começar prever (capacity planing) futuros problemas de
performance, pense em outras soluções como "Servidor de conteúdo estático",
"Cache" (de páginas e de banco).

Agora, se você precisa mesmo de sessões distribuídas, é uma pena, mas vai em
frente.

[]s
Ronan