[Ubuntu-BR] Sobre instalar e desinstalar programas no Ubuntu

Quinta Novembro 4 15:13:54 UTC 2010

Em 3 de novembro de 2010 23:12, Xisberto <xisberto em gmail.com> escreveu:

> [...]
> desinstalamos
> um programa no Windows. Ele pergunta se queremos apagar bibliotecas dll
> compartilhadas. A questão é que o Windows não tem controle sobre que
> programas usam bibliotecas compartilhadas, e o Linux tem. Daí essas opções
> autoremove e clean removem as bibliotecas compartilhadas que não estão mais
> sendo usadas.

> Não temos o problema, esses comandos não precisam ser executados sempre,
> apenas de vez em quando. Se você usar o comando aptitude para instalar e
> remover (em vez do apt-get) ele já faz o autoremove automaticamente.

Ou então usa-se o synaptic que tem todas essas opções, só que usando
cliques.

Xisberto, creio que a dúvida dele foi referente ao que havia dito
anteriormente:

> É claro que se você instalar aplicativos por outros métodos, o
> gerenciamento
> será seu e o problema da instabilidade devido ao retira e põe pacotes, vai
> aparecer...

A resposta é:
Marconi, estou referindo a quando você instala e desinstala manualmente um
programa (por exemplo, pelo código fonte). E não, o sistema Linux não vai
ficar mais lento pelo fato de ter alguma biblioteca no disco que não é mais
usada (e isso é o que não entendo no Windows, porque a biblioteca não é
usada e mesmo assim sobrecarrega o sistema), mas é claro que isso impacta em
perda de espaço no disco. Além disso a desinstalação vai estar a teu encargo
e tu podes fazer alguma besteira, mas diria que isso somente pode ocorrer
com usuários "bem avançados" que instalam coisas compilando.

É isso.

Você e vários membros da lista. Isto não o diminui e sinta-se livre para
falar, pois é justamente a liberdade que é a maior vantagem do Linux. Mas te
digo, depois que você "perder" a referência do Windows e ganhar a do Linux,
certamente você não voltará - a coisas que são triviais no Ubuntu-Linux e
que são um "parto" fazer no Windows, sem falar no $$$. A única coisa que a
gente não tolera muito por aqui é software "piratex".

André Cavalcante
Almada, Portugal
Ubuntu User number # 24370

http://www.sun.com/software/star/odf_plugin/get.jsp).