[Ubuntu-BR] Photoshop e Fireworks no Linux

nethell nethell em logbin.net
Quarta Novembro 3 17:18:59 UTC 2010

On Wed, 3 Nov 2010 13:27:11 -0200
Paulo de Souza Lima <paulo.s.lima em gmail.com> wrote:

> Essa é a grande diferença entre os que usam SL e os que se contentam com o
> que as grandes softwarehouses oferecem. Nós podemos pedir e ter a
> possibilidade de sermos atendidos. Eles têm de rezar para serem ouvidos. Eu
> acho que vc tem toda a razão. Enquanto os usuários não pressionarem e não
> mostrarem que querem opções, continuarão reféns dos interesses deles. Jogos,
> design gráfico e CAD são as principais áreas cujos usuários deveriam se
> mobilizar, mas estão parados.
> Paulo de Souza Lima

Imagine se boa parte dos usuários do AutoCad (que não são poucos), migrassem para um Linux. Não digo os que estão presos à exigências de contratos, mas os que os usam internamente como muitas fábricas de produtos injetados e metalúrgicas. Eles tem a possibilidade de usar um cad alternativo, mesmo pago, no Linux. Se estes se manifestassem junto ao "master" dos cads para informar que estão usando um substituto porque ele não lhes dá suporte ao sistema... começariam a pensar sério no assunto. Creio que até algo simples como "sinto, não vou renovar a licença de seu produto porque mudei meu sistema operacional" já seria um passo importante.

Eu já tive problemas de acesso a muitas áreas da Petrobrás pelo Ubuntu: Escrevi aos suportes, solicitei, reclamei. Claro que não atenderam a mim diretamente, outros tantos devem te-lo feito e, finalmente, perceberam a importancia da solicitação e disponibilizaram todos os acessos para linux. Ainda não está perfeito, mas funciona.

--
nethell - Ubuntu user 24389 - Linux user 496632