[Ubuntu-BR] Photoshop e Fireworks no Linux

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em gmail.com
Quarta Novembro 3 15:58:32 UTC 2010

Em 3 de novembro de 2010 13:42, Alex <aleximandro em gmail.com> escreveu:

> Paulo o grande problema "usuários"
>
> Usuário sempre prefere a forma mais fácil, se tem sistema X, ou Y por traz
> pouco importa para o mesmo.

Sim, e eu acho isso totalmente correto.

> claro que isso é o ovo de colombo, porém cultura de uso no sistema não pode
> ser a desculpa, e sim a falta de conhece tecnologia... hoje o usuário é um
> "bicho" pq o sistema faz dele um analfabeto em tecnologia.

Quando se consegue mostrar de forma *objetiva* as vantagens e desvantagens
de ambas as coisas, as pessoas costumam pensar mais a respeito. Menos nos
casos que citei (Jogos, CAD e design gráfico). No primeiro caso, não saberia
dizer a razão. Eu acredito que é uma questão de falta de mercado, mesmo. Nos
outros dois casos é falta de conscientização das pessoas a respeito das
vantagens do uso de *padrões*abertos*de*documentos* e das desvantagens do
uso de padrões proprietários. Veja bem que não estou falando do software
utilizado, nem da plataforma onde roda, mas do formato em que os arquivos
são salvos. No caso do CAD, o "padrão" é o proprietário DWG. No caso do
design gráfico, os proprietários PST e o CDR. É isso que mantém as pessoas
presas ao software e à plataforma, não o programa em si, nem a "preguiça do
usuário".

Abraço.

--
Paulo de Souza Lima