[Ubuntu-BR] vnc viewer em modo listener

Tiago Rocha rocha.cg em gmail.com
Quarta Novembro 3 14:09:08 UTC 2010

Ivan, eu já utilizei aqui na rede da minha empresa um programa nativo do
Ubuntu para isso, todos os micros de usuários tem o Win XP com o Real VNC
4.1.3. Se entendi direito o que você está precisando creio que assim possa
te ajduar:

No menu Aplicativos > Internet > Visualizador de área de trabalho remota,
você vai primeiro no menu Máquina > Conexões reversas... lá você marca a
opção "Ativar conexões reversas" e "Sempre ativada" com isso a pessoa
consegui jogar a tela do micro dela para o seu computador. Você também pode
usá-lo para se conectar a um micro clicando em conectar, selecionado o
protocolo VNC e em Máquina você inseri o IP do micro que vai chamar.

Também é possível configurar para que sua máquina permita ser chamada por
outro micro usando o Viewer do VNC assim vc pode usar sua área de trabalho.
Basta ir em Sistema > Preferências > Área de trabalho remota e marcar a
opção "Permitir que outros usuários vejam sua área de trabalho" em Segurança
é possível até colocar uma senha.

Já usei mto essa última configuração qdo estou em um setor longe do meu e
precisava acessar algo na minha máquina e não queria perder tempo indo até
minha sala (pois ficam em prédios separados), dai entrava e fazia o que
precisava e depois desconectava.

Espero que isso possa te atender.

[ ]`s
Tiago Rocha