[Ubuntu-BR] Controle de banda com HTB

Keppler jurgenkeppler em gmail.com
Terça Novembro 2 20:38:13 UTC 2010

Olá pessoal.
Estou fazendo uma grande confusão para fazer um controle de banda com o HTB
Li uns tutoriais que achei na Net, mas não está funcionando (quer dizer,
não estou conseguindo adaptar para minha necessidade)....está ficando
lento demais nas estações!!!

Aqui segue a configuração da minha rede:
--> 4 computadores + o servidor Linux
--> eth0: Interface LAN
--> eth1: Interface WAN (onde está o Speedy)
--> Velocidade do Speedy: Speedy de 2Megas que medido pelo velocímetro
da Beltronica
(http://www.abeltronica.com/velocimetro/pt/?idioma=pt&newlang=pt) obtive
a velocidade aproximada de 1854 kbps (ou 232 KBps)

Gostaria de dividir o link igualmente para as 4 estações, ou seja,
garantir _*NO MÍNIMO*_ 58 KBps (232KBps / 4) por máquina!

Gostaria de saber também se dá pra "emprestar" banda entre as máquinas,
ou seja, supondo que tivesse somente uma máquina ligada, esta máquina
teria a banda toda para ela. Mas se a segunda máquina entrasse na rede,
a banda seria AUTOMATICAMENTE dividida por 2. Se entrasse a terceira
máquina a banda seria dividida automaticamente por 3 e assim por diante.
Dá pra fazer este "empréstimo" de banda entre as máquinas?

Se não puder fazer este "empréstimo", como poderia configurar os
arquivos para que cada máquina ficasse com pelo menos os 58KBps (232 /
4) ???

grato,
Keppler