[Ubuntu-BR] Ubuntu 10.04 x DOS

Lima - Lojas Fricke Ltda lima em fricke.com.br
Segunda Novembro 1 13:37:32 UTC 2010

Pessoal,

O Renan tem razão, o shell nos possibilita uma enorme fucnionalidades com scripts, e nos mostra o quanto é fascinante trabalharmos com Linux, aqui tivemos um processo de migração para Linux e tudo ficou 100 % funcional, vale muito a pena.
Temos duas sáidas , ou criamos um script com o caminho do programa, ou como falei la em baixo, cria um redirecionamento com o autoxec.bat do doesmu, para que o sistema quando abra fique em uma unidade.
Como sabemos, os programas em dos quando são chamandos geralmente precedem de uma unidade por ex. g:/usr/programa.exe.

Com esse redirecionamento vc pode ir na pasta e criar um link do programa.exe, joga no desktop, em cima dele vai em propriedades e mande abrir com o dosemu.
pronta na proxima vez que vc abrir o programa.exe ele vai carregar na letra tal. e iniciára o sistema, aqui quando eu o fiz funcionou perfeitamente,

Um abraço.

Lucas de Lima.

Message: 4
Date: Mon, 1 Nov 2010 10:47:33 -0200
From: Ronan Lucio<ronanlucio em gmail.com>
Subject: Re: [Ubuntu-BR] Ubunto 10.04 x DOS
	<ubuntu-br em lists.ubuntu.com>

Gonzaga,

É possível sim.
E digo mais, este é um dos pontos fortes dos sistemas Unix, é possível fazer
coisas até então inimagináveis para um usuário Windows/DOS.

Pesquise por "Shell Script" ou "Bash Script"

Bem, infelizmente eu não sei a sintaxe exata para o DOSEMU, mas acredito que
seja algo do tipo:

#!/bin/sh
dosemu c:\dir\programa.exe

1) Em sistemas Unix é padrão que a primeira linha informe o programa
responsável por processar o script.
2) Também é padrão que esta linha comece com "#!"

Para maiores informações execute

$ dosemu --help
ou
$ dosemu -h