[Ubuntu-BR] preciso de ajuda para tentar instalar uma impressora braille

Ricardo Lima ricardo-jlima em uol.com.br
Segunda Maio 31 18:13:10 UTC 2010

Caro amigo,

o braille precisa primeiramente ser formatado no programa braille fácil,
por exemplo parágrafos, espaços em branco, salto de páginas, enfim uma
formatação do texto que requer um programa específico.

Por isso a necessidade de se utilizar este software, o problema é a
saída, o braille fácil permiti que eu saiba em tempo real como ficarão
as páginas em braille, geralmente quem faz o trabalho de digitação não
são pessoas cegas, então poderiam utilizar sem prejuízo algum o braille
fácil emulado.
Obrigado.

Ricardo.

Em 31-05-2010 15:02, Zandre Bran escreveu:

2010/5/31 Ricardo Lima<ricardo-jlima em uol.com.br>:

     Ôlas Lima.

> Caros amigos, faz 3 anos que mexo com o nosso querido Ubuntu,
> e agora a coisa ficou boa por que utilizamos uma distribuição
> personalizada do nosso amigo Fabiano que ficou excelente, o dvd linux
> acessível.
>
> Aqui no Centro Pedagógico de Atendimento de pessoas com deficiência
> Visual em Curitiba, já estamos implantando o Ubuntu, mas falta uma
> coisinha para que o negócio funcione de uma vez.

     Parabéns pela escolha do remix LinuxAcessivel.org. É um excelente
trabalho do Fabiano Fonseca. Não me canso de elogiar o trabalho dele
:)

> [...] Pensei de conectar ela no computador, acredito que o ubuntu ache alguma
> impressora genérica, mas daí como fazer o braille fácil enxergar isso?

     Mas sem o Brille Facil, a impressora não imprime em brille? Tipo,
se escrever no openoffice.org e mandar imprimir ela já não imprimi em
brille? Ou preciso enviar o texto para o Brille Fácil e ele é que
manda imprimir?

> Por favor me ajudem, irá valer muito a pena em toda a nossa comunidade.

     Sim, sua comunidade é a nossa comunidade ;)

> Obrigado.
> Ricardo Lima.

- []s
- Zandre.