[Ubuntu-BR] Compartilhar pasta com Senha

Peter Parker peter.parker.br em gmail.com
Domingo Maio 30 05:11:30 UTC 2010

Em 28 de maio de 2010 17:34, Bruno Eduardo <brunoeacampos em gmail.com>escreveu:

> Pessoal tenho algumas pastas compartilhadas porem preciso que ao entrar na
> pasta dti seja necessário fazer login
> criei o user no samba dti e adicionei o
> valid users = dti
> security = user
> e removi o security = share no global, ai  pede senha certinho ao entrar na
> DTI, MAS a pasta rede onde está os executaveis com os nossos sistemas para
> de funcionar.
> alguem pode me ajudar?
>

> Cara, o security = share está em desuso, o ideal é você fazer o security =
user no global, pra todo mundo e criar uma conta guest, que fará a simulação
de um share em cada compartilhamento desejado. Para isso, acrescente no seu
global

*security = user
map to guest = bad user
guest account = guest*

> [rede]
> comment = Rede
> path = /home/rede
> public = yes
> browseable = yes
> writable = yes
> read only = no
> create mask = 0777 #(terão a permissão rwx somente para o root)
> directory mask = 0777
> security = share

Bem, writable e read only fazem a mesma coisa, comente a linha security =
share e coloque *

guest ok = yes*

Me parece que o create mask e directory mask não estão fazendo o que você
deseja, pois ele está dando permissão rwx para usuário, grupo e outros
usuários, creio que você deve estar querendo 0700.

Isto vale para todos os outros compartilhamentos. quando você desejar que
todos os usuários acessem, coloque guest ok = yes, se quiser que todos
escrevam, coloque read only = no.

[bkp]
> comment =BKP
> [...]

Acho que estou complicando um pouco, mas ficará claro se você ler o artigo :
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/samba-configuracao-avancada/

Lá está muito bem explicado e eu escrevendo aqui posso não ser tão claro. é
bom "perder" um tempinho lendo.

Ewerton Dutra