[Ubuntu-BR] Adicionar minha pasta de scripts ao path (ou algo parecido)

Xisberto xisberto em gmail.com
Sábado Maio 22 16:52:24 UTC 2010

Em 22 de maio de 2010 12:01, João Santana <joao.abo.santana em gmail.com> escreveu:
> Bom dia, pessoas.
>
> Tenho uma pasta com diversos scripts shell, que vou escrevendo ou
> pegando em fóruns.
> Sempre que preciso executar um deles, digito bash
> ~/Scripts/nomedoscript.sh no terminal mas esse não é o melhor
> ambiente.
> No tempo saudoso do DOS, eu tinha um diretório parecido, com batch
> files. Eu acrescentava esse diretório ao path no autoexec.bat e podia
> executá-los onde estivesse no disco.
> Minha questão é: como posso fazer o mesmo no Linux? Há alguma variável
> de ambiente como o path do DOS?

Pegou pesado, hein Zandre? A leitura é uma boa pedida, mas aqui vai um resumo:

o seu diretório bin é esse diretório. basta criar um diretório bin
dentro da sua pasta pessoal e copiar os scripts para lá. todos os
scripts com permissão de execução serão adicionado ao seu path.

lembrando que você precisará reler o script .profile (leia sobre ele
no link que o zandre passou) para ele atualizar a variável de ambiente
$PATH. faça isso com um novo login ou com o comando:
 . .profile
(ponto, espaço, .profile)
Usando esse comando, ele vai atualizar apenas no terminal aberto.
Quando você fizer um novo login ele vai estar valendo para todo o
ambiente gráfico e para os terminais abertos nele.