[Ubuntu-BR] Como usar por padrão uma opção do aptitude?

Zandre Bran zandrebran em gmail.com
Sábado Maio 22 16:10:43 UTC 2010

2010/5/22 João Santana <joao.abo.santana em gmail.com>:
> Boa tarde, pessoas.

    Ôlas Santana.

> Como eu posso instruir o aptitude a sempre usar determinada opção
> quando instalando um pacote?

    Pesquise pelo apt.conf:

http://manpages.ubuntu.com/manpages/lucid/en/man5/apt.conf.5.html

    Pode também entrar no menu do aptitude e ver as opções:

$sudo aptitude

    Na tela exibida, pressione CTRL+T e use as setas até Options,
Preferences e tecle Enter. Utilize as setas de navegação e espaço para
marcar ou desmarcar opções do aptitude. Pressione Q para sair.

    Quanto ao synaptic, no menu Settings, Preferences.

> Que que exatamente quero fazer é que o aptitude sempre use a opção
> --with-recommends quando eu instalar um pacote.

    É desnecessário porque o aptitude por padrão já instala o
recommends. No synaptic idem, porque já vem configurado para tratar
recommends como deppends. Outra, no Lucid o apt-get passa também a
instalar o recommends por padrão. Então basicamente a diferença entre
o apt-get e o aptitude passa a ser que o aptitude está tendo seu
código para resolução dependências melhor trabalhado pelo time DD
(Debian Developer) do que apt-get. Por isto a diferença comportamental
entre ambos ;)

> Obrigado aos que puderem ajudar-me.

    Se precisar, já sabe, é só não GRITAR o|-<[:

- []s
- Zandre.

:: zandrebran.homelinux.org