[Ubuntu-BR] Adicionar minha pasta de scripts ao path (ou algo parecido)

Sábado Maio 22 15:01:01 UTC 2010

Bom dia, pessoas.

Tenho uma pasta com diversos scripts shell, que vou escrevendo ou
pegando em fóruns.
Sempre que preciso executar um deles, digito bash
~/Scripts/nomedoscript.sh no terminal mas esse não é o melhor
ambiente.
No tempo saudoso do DOS, eu tinha um diretório parecido, com batch
files. Eu acrescentava esse diretório ao path no autoexec.bat e podia
executá-los onde estivesse no disco.
Minha questão é: como posso fazer o mesmo no Linux? Há alguma variável
de ambiente como o path do DOS?

Obrigado a todos que se prestarem a ajudar-me.

--

João Santana
ubuntex.blogspot.com