[Ubuntu-BR] Initramfs - erro de montagem.

Zandre Bran zandrebran em gmail.com
Segunda Maio 17 17:46:18 UTC 2010

2010/5/17 lucivando coriolano <lucivando.coriolano em gmail.com>:

    Ôlas coriolano.

> Muito obrigado pelos esclarecimentos. Bom, respondendo a pergunta: Quando
> tento reinstalar ha erro de montagem nas partições e não consigo reinstalar,
> alem do que reinstalar vou perder os dados de arquivos importantes.Como
> reinstalo se quando seleciono instalar o ubuntu há uma mensagem que diz que
> há erro na partição, acho que é a raiz? Aí,talvez tenho que redimensionar e
> se fizer isso posso comprometer o windows, a não ser que redimensione a
> partição swap. Posso reinstalar o kernel? Não seria melhor reinstalando o
> [...]

    Ok. Vamos lá, meus 5 centavos.

    Para que não perca configurações e dados que estão na sua pasta
home (sua pasta principal) criamos uma partição somente para ela (como
o D: do Windows). Agora o que tem que tomar cuidado é quanto o número
de partições primarias que possuem o limite de 4. Por exemplo, supondo
que o Windows possua duas partições (C: e D:) pode criar uma primária
para / (raiz), uma estendida para /home e outra primária para o swap
(área de troca). Se o Windows possui somente uma partição (C:), pode
criar o /home como primária. Entendeu está parte?

    Entendida a questão das partições, vamos ao tamanho. O Ubuntu
GNU/LInux é bem enxuto. Eu pessoalmente nunca consegui passar de 4GB
no / (raiz). Então, para ter folga deixo meu / (diretório raiz) com
10GB. O resto vai para minha /home. Quanto ao swap (área de troca), se
for um notebook deixe uns 100mb a mais do que sua memória RAM. Isto
para uso da função hibernar. Agora se for um desktop e tiver mais de
1GB de memória, pode deixar 500MB de swap tranquilo. Se quiser uma
ajuda mais especifica neste aspecto manda teu espaço de HD, memória,
processador e nr de partições do Windows. Ok?

    Quanto ao erro na partição raiz ao instalar você não precisa
redimensionar nada. Está colocando o opção formatar para o sistema
raiz (/)?

    Sobre os programas instalados, realmente espero que não tenha
saído por ai adicionando repositórios sei lá de onde... Quando utiliza
o comando aptitude ou usa o synaptic, os pacotes (programas em
gnu/linux) ficam armazenado em /var/cache/apt/archives. Assim, antes
de formatar pode fazer uma cópia destes para não ter que "baixar" tudo
de novo. Qto a reinstalar é bom para que vá memorizando os nomes dos
pacotes que usa e de como fazer. Eu pessoalmente tenho aqui um arquivo
chamado pos-install com um comando aptitude install e uma lista de
pacotes que uso... Já que cada vez mais uso menos os que vem padrão na
instalação.

    Só não sei o que o kernel tem haver com os problemas por você
relatados. Alias, em 6 anos usando GNU/Linux nunca tive problemas com
meu filesystem. Podemos nos aventurar por um série de comandos no
terminal usando um live cd (embora prefira mini-distros para está
função) e tentar recuperar teu sistema. Mas pelas tuas perguntas,
realmente sugiro que reinstale já com sua /home separada e se habitue
melhor com o novo sistema.

    Qualquer dúvida é só GRITAR o|-<[:

- []s
- Zandre.