[Ubuntu-BR] Apenas mais um caso de liberdade

Zandre Bran zandrebran em gmail.com
Sábado Maio 15 13:10:37 UTC 2010

2010/5/14 Paulo Fernandes <pferna53 em gmail.com>:
> Zandre,

    Ôlas Fernandes.

>[...] MAS (mais gritos aí!) toda essa gente que tem trabalhado arduamente eu sei,
> talvez com prazer, pra fazer o SO, as distros, os compiladores, editores,
> planilhas, navegadores, copiadores, ripadores, etc., etc., e tem
> disponibilizado GRATUITAMENTE (!!) os produtos dessa trabalheira toda,

    Este é um dos pontos. Não é *gratuitamente*. É *livremente*. Não
vamos confundir o free do inglês para o grátis no português porque não
tem nada haver. GPL não significa grátis. Posso perfeitamente vender
um código que tenha escrito (meu direito autoral), disponibiliza-lo
GPL e vender para meus clientes (desde que tb sejam entregues ao
cliente as 4 definições do GPL).

    Entenda que o fato de ser GPL não quer dizer disponibilizar
gratuitamente na Internet.

> será
> que aceitariam que pedíssemos mais: mais programas, mais opções, mais
> qualidade, mais beleza, mais funcionalidade, mais, mais, a ponto de
> rivalizar com empresas instituídas, repletas de empregados?! Não sei, a
> coisa é complicada...

    Um dos pontos fundamentais na sobrevivência do software livre é
justamente a participação de todo um coletivo. Sem este eco sistema
social nenhum software open sobrevive. Dentro deste bioma existem os
que escrevem código, manuais, participam em suporte em listas, testam
versões, reportam erros... Cabe agora a você achar seu lugar neste
coletivo e participar. Como pode ver, sua participação é de suma
importância.

> Discorra um pouco sobre o "estamos nos contentando com pouco", ok?

    O fato de fabricantes de hardware estarem hoje liberando versões
proprietárias de seus drivers para o kernel LInux não me entusiasma.
Quero ter acesso aos fontes. Mesmo que eu não entenda bolufa nenhuma
de informática, posso pagar alguém que auditore o código.

    Por exemplo, se enviasse um programa, somente o executável, para a
Adobe e pedisse que instalassem em seus servidores pois assim
facilitária minha vida ao baixar o reader eles não fariam. Agora
porque tenho que confiar nos códigos que eles me enviam? Quem me
garante que não existe nenhum espião deles para ver o que faço? isto
fica mais complicado quando falamos de Governos, Planos de defesa,
Desenvolvimento de tecnologia. Lembra que não nos deixaram vender os
aviões  Supertucanos para a Venezuela por termos tecnologia americana
embargada...

    Em outro ponto esta discussão está velha e perdida para desktops,
em minha opinião. Principalmente por que desktops estão mortos.
Atualmente o que tem pegado é muito basicamente a "Regulamentação da
internet"... "Computação nas nuvens"... "DRM"...

> Grato
> Paulo

- []s
- Zandre.