[Ubuntu-BR] [OFF-TOPIC] Junte-se ao nosso canal IRC sobre Lazarus!

silvioprog silvioprog em gmail.com
Quinta Maio 13 19:41:23 UTC 2010

Peço licença aos moderadores pelo OFF-TOPIC.

Olá,

Ontem inauguramos um canal IRC sobre _Lazarus_ aqui no Brasil, o canal
chama-se #lazarus-br. Alguns caras como João Morais (PressObjects -
http://br.pressobjects.org), Daniel Simões (ACBr[NFe] -
http://acbr.sourceforge.net/drupal), Luiz Américo (LuiPack -
http://code.google.com/p/luipack) e outros membros ativos no Lazarus já
apareceram lá. Só esta faltando você!

*Perguntas*
-----------

Você nunca usou um _IRC_ antes? Não conhece um software para acessar e
conversar com o pessoal? Não se preocupe, eu também não conhecia,
aprendi tudo ontem e venho compartilhar com você com o maior prazer. :-)

*Soluções Open Source*
----------------------

No Ubuntu, você poderá usar o XChat:

$ sudo apt-get install xchat

Se você usa Windows, tem uma versão para ele aqui:

http://www.silverex.org/download/xchat-2.8.6-2.exe
(http://www.silverex.org/download)

Prossiga com a instalação, e ao abrir o software, preencha os dados que
ele pedir. Eu escolhi _freenode_ e preenchi somente os dados básicos. De
tão simples (mais fácil que acessar o _MSN_), não entrarei em muitos
detalhes. Mas se mesmo assim você tiver dúvidas, eu te indico dois
links, foi lá que aprendi:

http://wiki.ubuntu-br.org/UsandoIRC (material excelente sobre IRC)
http://board.katsuro.com.br/index.php?page=Thread&threadID=106 (vários
comandos)

Atualmente estou frequentando o nosso canal sobre _Lazarus_ –
*#lazarus-br*, o canal do _Ubuntu_ aqui no Brasil – *#ubuntu-br*, e o
canal do Lazarus nos EUA – #lazarus-ide. Estou adorando estar em contato
com a galera em tempo real. :-)

Esses canais são exclusivos para tirar dúvidas dos usuários, lá você
terá grandes chances de resolver um problema em seu software, no caso
dos canais que citei, dúvidas sobre *Lazarus* e *Ubuntu*. Procure mais
canais na web sobre outros tópicos, existem milhares e estão ativos aí a
um bom tempo.

Boa sorte!