[Ubuntu-BR] Internet 3g vivo

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em gmail.com
Quarta Maio 5 00:39:05 UTC 2010

Em 4 de maio de 2010 20:55, Marcus Mac-Ginity <mginity em gmail.com> escreveu:
> Paulo!
> Pra continuar aprendendo, baseado no tutorial que fizeste 'Internet 3G
> Vivo', gostaria de perguntar ainda:
>
> É possível usar esse esquema com 3G da Claro ou Oi?

Sim, você pode fazer isso com qualquer operadora, porque isso é
configuração de parâmetros de rede do Ubuntu. Não tem a ver com a
operadora.

> O objetivo é forçar os DNS indicados?

Sim. Você pode colocar os DNS que preferir. O sistema vai reconhecer
apenas os três primeiros do /etc/resolv.conf

> Em quanto tempo as operadoras forçam a troca dos DNS para as nativas de
> cada operadora?

Não tenho certeza, mas sempre que você conecta o programa de conexão
atualiza o /etc/resolv.conf

> Isso é realizado pelo programa que acomapanha o modem ou via internet?

Ou pelo programinha infame maldito que acompanha o modem, ou pelo
NetworkManager, ou pelo Wvdial, ou pelo PPPD. Depende de que discador
você está usando.

> Marcus

Abraço.